Câmara Municipal de Manhuaçu

223

Crianças do AABB Comunidade fazem bonito

 Logo na abertura das atividades desta sessão ordinária, após momento de oração conduzido pelo Vereador Jorge Augusto Pereira – “Jorge do Ibéria”, houve apresentação de um grupo de 60 crianças atendidas pelo Projeto “Integrar”, do Programa AABB/ Comunidade. As duas músicas cantadas e a apresentação de dança emocionaram os vereadores e público presente ao plenário. As crianças foram aplaudidas com entusiasmo por todos.

A Coordenadora do Projeto “Integrar”, do Programa AABB/ Comunidade, Vera Lúcia Domingues, se pronunciou após a apresentação das crianças. Na oportunidade, Vera destacou o aniversário do Programa AABB/ Comunidade – que agora completa dez anos de funcionamento em Manhuaçu.

A Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social de Manhuaçu, Dra. Beatriz Lourenço Prata, também se pronunciou ressaltando os resultados positivos proporcionados pelo AABB Comunidade junto às famílias. Atualmente, o projeto atende a 120 crianças na cidade.

Adolescentes protegidas

Ao ensejo da presença da Secretária no plenário, o Vereador Renato Cezar Von Randow comentou sobre a repercussão positiva de um trabalho que vem sendo desenvolvido com pré-adolescentes e adolescentes na feira livre municipal, por parte da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social.

Segundo Dra. Beatriz, foi constatado que adolescentes, principalmente meninas, de diversos bairros da cidade, estavam se deslocando para a feira livre, em dias de movimentação comercial, para oferecer serviços de carregamento de bolsas e sacolas em geral aos fregueses das barracas. Porém, foi verificado que estas adolescentes estavam colocando-se em situação de risco social, devido ao assédio sexual provocado pelos adultos, durante o trajeto entre a feira livre e a casa destas pessoas.

De acordo com Dra. Beatriz, a solução colocada em prática foi o desenvolvimento de atividades diversas com estas adolescentes nos horários em que a feira funciona. As garotas preenchem o tempo ocioso com atividades recreativas e aprendizagem em geral.

Realeza: fechamento de Pelotão PM preocupa distritos

O Vereador Jorge Augusto Pereira – “Jorge do Ibéria” manifestou sua preocupação com o fechamento do Pelotão da Polícia Militar no Distrito de Realeza. Em sua explanação, Jorge do Ibéria ressaltou que o município de Manhuaçu possui extenso território, com várias localidades rurais que necessitam de policiamento, além dos distritos. O Vereador reiterou sua preocupação com a segurança pública em locais como Vilanova, Santo Amaro de Minas, Realeza, São Pedro do Avaí, sobretudo os locais onde existe a atuação da conhecida Patrulha Rural, da Polícia Militar.

O Vereador Jorge do Ibéria solicitou à Mesa Diretora o envio de Requerimento ao Comando do 11º Batalhão de Polícia Militar, reivindicando esclarecimentos a respeito desta mudança constatada em Realeza. “A gente fica sem saber o que dizer para a comunidade, o que está acontecendo, uma vez que não fomos avisados sobre a desativação deste Pelotão. A comunidade local vinha trabalhando a prevenção ao crime juntamente com o Subtenente Gonçalves, que era o Comandante da unidade policial lá. Apesar deste trabalho muito bom que vinha acontecendo, hoje, nos deparamos com esta constatação de que não existe Pelotão em Realeza. Uma vez, sem este pelotão, os demais distritos também ficarão sem atendimento. […] Uma vez ou outra, uma viatura está saindo de Manhuaçu com policiais que não conhecem a região, e, com isto, a comunidade está ficando prejudicada. Nós queremos uma resposta do Comandante, para sabermos o que teremos que fazer para ter novamente o Pelotão em nosso Distrito, porque a segurança pública é um direito de todo cidadão. […] Eles não podiam ter retirado este Pelotão sem nos avisar, uma vez que a comunidade vem ajudando, sendo que os próprios vereadores doaram um carro para a Patrulha Rural, proprietários ajudaram com café para comprar moto para fazer patrulhamento, e, no entanto, hoje, nos deparamos com a falta de segurança. […] Então, precisamos ter um amparo legal para saber o que está acontecendo, para saber se isto realmente está certo; para saber se nós, moradores dos distritos, não precisamos de segurança, se é só a cidade que precisa, e, os distritos, às vezes, não são contados, não é? […] Somos cidadãos que pagam impostos e precisamos de Segurança. Acho que houve uma falha do Comando do Batalhão em não explicar pra nós o que está acontecendo”, desabafou Jorge do Ibéria.

Ao comentar o assunto, o Presidente da Câmara, Antônio Carlos Xavier da Gama – “Toninho Gama”, mencionou a possibilidade de haver uma reunião entre os vereadores e o comando do 11º BPM a respeito da questão, nos próximos dias.

Providências contra apagões

Os apagões constatados na rede de energia elétrica na noite desta quarta-feira, 19, e seus conseqüentes prejuízos foram questões levantadas pelos vereadores nesta sessão legislativa. Os membros do legislativo ressaltaram o prejuízo tido por diversas famílias e estabelecimentos, tanto na cidade quanto nos distritos, em decorrência destas interrupções repentinas e que se repetiram por três ou quatro vezes, seguidamente, em praticamente toda a cidade. Fernando Lacerda, que também é Provedor do Hospital César Leite, comentou sobre o risco a que pacientes ficam sujeitos quando estes apagões acontecem, de forma tão contínua. “Temos geradores no Hospital que entram em funcionamento quando há uma interrupção no fornecimento de energia, mas, do modo como ocorreu ontem [quarta-feira], em que a energia caia e se restabelecia continuamente, fica difícil até mesmo para o gerador entrar em funcionamento. Isto não pode acontecer, porque os pacientes ficam em risco. Para se ter uma ideia, só na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] há onze pacientes que passam por procedimentos cirúrgicos”, alertou Fernando.

Os demais vereadores também comentaram a questão, relatando inclusive situações de prejuízo por parte de famílias que tiveram eletrodomésticos danificados com as interrupções de fornecimento de energia elétrica.

A Câmara deverá encaminhar Requerimento à Energisa, solicitando esclarecimentos a respeito destas falhas no fornecimento e sobre o que fazer para evitar que estes problema continuem a ocorrer.

Prostituição nas imediações da rodoviária

O Vereador Renato Cezar Von Randow reiterou a preocupação com a prostituição percebida nos arredores do Terminal Rodoviário “Antônio Xavier”. O Vereador ressaltou a necessidade de providências para o problema.

APAE adquire novo veículo

Em pronunciamento no plenário, o Vereador Renato Cezar Von Randow, Presidente da APAE/Manhuaçu, informou aos demais membros do legislativo e público presente sobre a recente aquisição de um veículo VW Kombi por parte da instituição. Com valor de R$ 55 mil, o veículo foi adquirido com desconto por R$ 49.500,00, segundo relatou o vereador, contendo todos os equipamentos de segurança necessários para o transporte dos alunos. Renato enfatizou também que o veículo foi adquirido com recursos exclusivos de doações feitas por meio do Tele-Apae.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui