Campanha por maior consumo diário de frutas

468

Porções de saúde

Sucesso no exterior, campanha por maior consumo diário de frutas, legumes e verduras é defendida por nutricionistas brasileiros

Kátia Mello – Folha Universal

Um programa de alimentação criado em 2005 pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido e adotado como referência pela Organização Mundial da Saúde (OMS) tem feito sucesso e ganhado cada vez mais espaço no exterior. Trata-se do “5 ao dia”, desenvolvido com o objetivo de divulgar os benefícios do consumo diário de cinco unidades de frutas, legumes ou verduras (veja tabela abaixo).

O selo da campanha estampa garrafas de suco e pacotes de verduras e legumes em países como Estados Unidos e Inglaterra e começa a se popularizar também na Ásia e Oceania. No Brasil, porém, até agora o programa não ganhou força, apesar de todas as vantagens atreladas a ele. “O corpo precisa de uma série de vitaminas para funcionar bem e a maioria delas só está presente em verduras, legumes e vegetais. O ideal seria substituir algumas frituras ou doces industrializados por essas porções, como trocar o chocolate da sobremesa por uma fruta, ou a porção de batata frita por berinjela refogada”, diz a nutricionista Carla de Campos.

O programa foi baseado em um estudo com mais de 500 mil pessoas em toda a Europa e os possíveis benefícios da adição de elementos saudáveis à dieta das pessoas. “Estes estudos provaram que comer cinco porções diárias de frutas ou hortaliças ajudam a reduzir o risco de enfermidades como o câncer e doenças do coração. Esses alimentos contêm vitaminas, fibras, minerais e outras substâncias que nos auxiliam a viver mais e melhor”, diz a nutricionista Giovana Guerra, que adotou o programa e ajuda a promovê-lo no País junto com instituições como o Instituto Nacional do Câncer e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

No site www.5aodia.com.br, é possível aprender os nutrientes de cada alimento de acordo com as cores que eles têm e assim  conseguir equilibrar a nova dieta. Alimentos laranja, por exemplo, têm vitamina C e carotenoides, bons para a saúde do coração. Os verdes são ricos em cálcio, fósforo e ferro, que ajudam a evitar a fadiga.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui