Chuvas em Santa Catarina têm afetado 700.000

253

Um relatório das autoridades de Defesa Civil no Estado de Santa Catarina ontem (23 de Janeiro) informa que um total de 684.848 pessoas foram impactadas negativamente pelas chuvas recentes que têm castigado nada menos que 49 municípios do Estado desde 18 de janeiro (há são 293 municípios no estado com uma população total de cerca de 6,2 milhões).

A estação das chuvas no Brasil caracteriza-se pela movimentação de umidade da Amazônia em diagonal em todo o país (mais ou menos de noroeste para sudeste). Devido a esta característica climática, ao contrário do que muita gente pensa, a maior precipitação pluviométrica no Brasil está na região sudeste do país costeiras, onde os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo são localizados como o pesado, as nuvens úmidas do Amazônia despejo sua carga lá. Este fenômeno é conhecido como zona de convergência do Oceano Atlântico.

Depois de causar o desastre na “Região Serrano do Estado do Rio de Janeiro (em 12 de janeiro) a Zona de Convergência levemente deslocado para o sul, e agora é dumping enormes quantidades de chuva em áreas costeiras dos estados de São Paulo, Paraná e, especialmente, Santa Catarina.
A previsão meteorológica para Santa Catarina é para que as chuvas continuarão no fim de semana. E vai ser a chuva pesada, que varia de 100 mm a 150 mm na região metropolitana de Florianópolis, a maior parte do litoral e do Vale do Itajaí.
Curiosamente, como conseqüência da La Ninha no Oceano Pacífico, um pouco mais ao sul, no estado mais meridional do Brasil do Rio Grande do Sul, uma grande área está em um estado de emergência por causa da seca!

Agencia Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui