Cidadão que se diz manhuaçuense foi encontrado em Caicó/RN

185

Recebemos um comunicado de um colega jornalista e blogueiro da cidade de Caicó, interior do Rio Grande do Norte.  Segundo  Marcos Dantas “Hoje pela manhã nos deparamos com um andarilho, que diz ele morava em Manhuaçu (MG) e há três anos deixou casa e filhos e passou a andar no Brasil. Ele, por onde passa recolhe lixo jogado nas estradas, pra passar o tempo. Diz que quer voltar pra sua terra”. Explica Dantas.
Se alguém conhecer, favor entrar em contato com a nossa redação para que imediatamente comunicaremos com  Marcos Dantas em Caicó/RN
Veja a matéria publicada pelo nosso colega de Caicó

João Batista: O “faxineiro” das estradas

Andarilho recolhendo lixo nas estradas do Seridó – Foto: MARCOS DANTAS

Quem viaja com freqüência pela BR-427, principalmente nos últimos dias no trecho entre as cidades de Jardim do Seridó e Caicó, tem se deparado com amontoados de lixos recolhidos e estocados na beira da estrada, por vários pontos do percurso. Muitos não sabem, mas o responsavel por aquilo é o andarilho João Batista, que há três anos deixou pai, mãe e seus filhos e resolveu andar, sem destino pelas estradas do Brasil. Entrevistado pela Rádio Caicó AM, João Batista disse que para passar seu tempo, resolveu recolher o lixo que encontra nas estradas.

 Geralmente, ou guarda em sacolas plásticas ou amarra com arame farpado, e deixa no acostamento da pista, na esperança de que alguém passe e recolha o fruto de seu trabalho voluntário. “Se não catar o outro não cata. Isso aqui não pode ficar sujo. E como na minha terra eu já catava lixo, faço tambem pra o tempo passar mais rápido”, disse ele na entrevista.

 João Batista morava em Manhuaçu, município de Minas Gerais com aproximadamente 80.530 habitantes. Trabalhava na roça e contou que certo dia “deu na mente de andar e tô andando até hoje. A maioria do percurso eu faço a pé, e quando aparece alguma carona, eu pego. Mas é muito difícil”, disse ele. À reportagem, deixou claro que pretende um dia voltar pra casa, e acredita que inclusive já esteja fazendo o caminho de volta. Dorme debaixo de arvores, principalmente em locais seguros e distantes da pista, e a alimentação, ou vem de doações de motoristas ou de residências que encontram nos sítios.

2 COMENTÁRIOS

  1. Viajo quase todos os dias para Caicó a trabalho e, comecei a observar a pessoa supracitada recolhendo lixo nas margens da BR-427. Se trata de uma situação muito triste. Em determinado ponto observei o acumulo de ossos de animais que são depositados ao longo da estrada resultante de morte por doenças infecciosas. As mãos do homem são imundas pela sujeira acumulada. Parei e o questionei, tendo o mesmo afirmado que mora em Minas Gerais e que está fazendo o caminho de volta prá casa. Perguntei como sobrevive e o mesmo afirmou que, come restos de comida jogados na estrada. Também pede comida aos moradores das imediações. O percurso em que o homem se encontra é inóspito e a temperatura durante o dia oscila entre 35 e 40 graus centígrados. Na terça-feira o mesmo estava deitado na sombra de uma faveleira, planta típica do semiárido, a 12 quilômetros da sede do município de Caicó.

  2. gente, por favor,pergunte mais a esse andarilho, sobre sua vida,se ele realmente se chama, joão batita,e se por acaso ele não conheceu, alguem por nome ivanilton ou sapatão, porque procuro meu irmão, que pela, ultima vez foi visto nas proximidades dessa br,por favor ele até parece um pouco,peça um documento. só pra confirmar seu nome.obg.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui