CNA entregará ao Ministério da Agricultura a Plataforma de Gestão

171

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entregará ao Ministério da Agricultura, na próxima quarta-feira (18), a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), um banco de dados único com informações sobre a criação e o transporte de animais em todos os estados brasileiros. A plataforma é resultado de uma parceria firmada no ano passado entre as duas instituições e terá dados do Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), relacionado à rastreabilidade dos animais, da Guia de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA) e do Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (Sigsif).

Atualmente, o Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, com 1,4 milhão de toneladas embarcadas em 2011. “A unificação das informações sobre essa cadeia produtiva dará maior transparência e credibilidade aos sistemas agropecuários”, disse a presidenta da CNA, senadora Kátia Abreu.

A PGA passará a receber as informações dos estados sobre seus rebanhos e a movimentação deles. A ideia é que estabelecimentos rurais e frigoríficos tenham contas para acessar o sistema e alimentar o banco de dados. A plataforma será gerenciada pelo Ministério da Agricultura. Os órgãos de fiscalização também poderão usar o sistema para verificar a autenticidade de documentos dentro da cadeia produtiva.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui