Como a alimentação está ligada à uma qualidade de vida melhor?

883

A frase “você é o que você come” não poderia estar mais correta, pois a alimentação influencia diretamente a saúde do nosso corpo em diversos aspectos. Confira como os alimentos que nós comemos ajudam no bom funcionamento do organismo. 

A alimentação é um assunto que sempre esteve em alta na nossa vida. Entretanto, esse tópico vem ganhando cada vez mais protagonismo em rodas de conversa e na mídia.

Isso porque, os adeptos de uma dieta mais saudável à base de alimentos orgânicos e de origem não animal, ganharam espaço em diferentes áreas da nossa sociedade.

Essas discussões aumentaram ainda mais durante os tempos de pandemia, em que estamos preocupados com a saúde.

Essa preocupação precisa ser mantida mesmo depois dessa situação atípica, afinal, os perigos que rondam a nossa saúde estão presentes a todo momento, independentemente do coronavírus.

Adotar uma alimentação saudável é uma das primeiras medidas que precisam ser tomadas para melhorar a qualidade de vida.

Afinal, o que é uma alimentação saudável?

Determinar o que é uma dieta saudável não é tão fácil quanto parece. Isso porque, cada pessoa tem suas próprias necessidades físicas e biotipo.

De modo geral, uma dieta saudável é formada pelo consumo de uma variedade de alimentos, especialmente os orgânicos e pouco processados.

Essa variedade de alimentos é formada por proteínas, carboidratos, vitaminas lipídios, fibras, minerais e, obviamente, àgua.

Evitar produtos industrializados, como refrigerantes, salgadinhos e refeições prontas, também é um fator determinante para uma alimentação  saudável.

Comendo sem implicâncias

A verdade é que a maioria das pessoas sabem quais são os alimentos saudáveis e aqueles que devem ser evitados. O problema está em fazer a transição alimentar, afinal, alimentação é um hábito e hábitos são difíceis de serem mudados.

Por outro lado, há outras pessoas que têm uma visão pejorativa sobre a alimentação saudável, pois a vêem como sinônimo de privação, infelicidade e deixar de comer coisas saborosas.

Na verdade, é bem o contrário. Adotar uma nova dieta depende de equilíbrio, não é preciso deixar de comer nada, apenas reduzir a ingestão de certos alimentos e passar a comer outros que normalmente não fazem parte da dieta, como verduras, legumes, frutas e cereais.

Além disso, alguns dos alimentos nos quais as pessoas entortam o nariz podem dar pratos tão deliciosos quanto aqueles cheios de gordura e açúcar.

Benefícios da alimentação saudável

 Os benefícios de se manter uma alimentação saudável vão muito além da perda de peso, por exemplo.

Abaixo confira algumas das mudanças na sua qualidade de vida causadas pela mudança desse hábito:

Melhor funcionamento do organismo

Os nutrientes ingeridos ao longo do dia protegem as células do corpo de danos externos e internos. A proteína, por exemplo, regenera tecidos lesionados e estimula um sistema imunológico saudável. Os carboidratos e gorduras (as boas) dão ao corpo mais energia. Já as vitaminas e minerais contribuem para o bom funcionamento do organismo.

Sendo assim, sem a dieta correta, as funções vitais para um organismo saudável são comprometidas.

Prevenção de doenças

Engana-se quem pensa que a aparência física de uma pessoa é sinônimo de saúde. Ser gordo ou magro é, na maioria das vezes, questão de biotipo e não de um corpo saudável. E deixar de ingerir nutrientes pode acontecer em ambos os casos.

O resultado da falta de cálcio na dieta, por exemplo, causa a predisposição em desenvolver osteoporose e enfraquecimentos dos ossos. Consumir muita gordura saturada pode causar doenças cardiovasculares, enquanto que deixar de comer frutas e vegetais regularmente pode aumentar as chances de desenvolver câncer.

Aumenta a disposição

As tão temidas calorias nada mais são do que unidades de energia armazenada no nosso corpo por meio dos alimentos. Essa energia é utilizada em todas as funções do organismo, seja durante as atividades físicas, o crescimento, pensamento ou a cura de doenças e machucados.

As proteínas, carboidratos e gorduras são a fonte dessa energia. No caso do carboidrato, por exemplo, quando entra em nosso organismo ele é transformado em glicose, que fornece a energia gasta imediatamente ou armazenada nos músculos para ser usada depois.

Auxilia a saúde bucal

Sim, a dieta influencia até na saúde da nossa boca, afinal de contas, é por aqui que o processo de digestão dos alimentos começa.

Uma alimentação rica em nutrientes implica diretamente na prevenção  de cáries, placas bacterianas e gengivite.

O cálcio, por exemplo, ajuda a fortalecer nossos dentes e os ossos que os sustentam, já que esse nutriente está presente na composição de ambos.

As vitaminas A,B e C ajudam a conservar o esmalte do dente, a saúde da gengiva e protege o tecido das gengivas contra lesões, respectivamente.

Para garantir que a saúde da sua boca esteja em dia não deixe de contar com o acompanhamento regular de um dentista.

Caso você não tenha um profissional de confiança fazer um  convênio odontológico é um bom ponto de partida para procurar. Antes de tudo, confira se a empresa em que você trabalha conta com um plano dental empresarial.

Se a sua empresa não oferece esse benefício procure na internet por termos específicos, como “plano odontologico pessoa fisica” e “dentista convênio”, para saber quais as opções disponíveis e escolher a que melhor atende às suas necessidades.

Qualidade de vida

Você viu neste artigo que a mudança de hábitos na alimentação pode prevenir uma série de doenças, inclusive doenças bucais. Preocupar-se com a saúde é uma forma de autocuidado e preservação de nós mesmos.

Por isso, sempre que puder, além de ter uma alimentação mais saudável,  faça exames de rotina, exercite-se bem e tenha uma boa saúde mental. Essas pequenas coisas ajudam a melhorar e muito na qualidade de vida de cada um.  

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Ideal Odonto.

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui