Como resolver a documentação atrasada do veículo

486

Resolver a documentação atrasada do veículo pode ser bem simples, porém exige pagamentos de taxas.

Manter a documentação do carro em dia é essencial para que possa andar com ele tranquilamente. Por outro lado, a documentação atrasada do veículo pode atrasar problemas, afinal, ela está irregular.

Para que entenda melhor como irá resolver a situação irregular do carro, primeiro deve entender quais são os documentos que precisa considerar.

Um deles é o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), que deve ser pago anualmente em uma cota única ou parcelada.

O Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) é obrigatório e serve para criar um fundo de reserva para indenizar as vítimas de acidente de trânsito.

Por último, há o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos). Ele é que atesta que o carro está em condições adequadas de circular pelas ruas.

Quando ocorre uma fiscalização, sendo necessário apresentar o documento do veículo, o fiscal está se referenciado ao CRLV, e aí tem gente quem pensa que só deve me preocupar com ele e possa deixar os demais atrasados. Na verdade, não é bem assim que a história funciona.

Resolver a documentação atrasada do veículo

A primeira coisa a fazer é quitar o IPVA que esteja em atraso. Quem possui o boleto pode se dirigir a uma casa lotérica ou agência bancária com ele e pagar com o acréscimo de juros e multa. Quem estiver sem, pode conseguir uma 2ª pela internet do site da Secretaria da Fazendo do seu estado.

O DPVAT em alguns estados é emitido separado do IPVA, por isso, será preciso acessar o site de DETRAN do estado ou da Seguradora Líder, que é responsável por ele, para conseguir o boleto.

Feito isso é hora de fazer o agendamento com o Detran para licenciar o veículo, sendo preciso pagar uma taxa de varia de um estado para outro. Após quitar o valor, o carro é licenciado e emitido o CRLV.

Seguindo esses passos será possível resolver a documentação atrasada do veículo e não ter mais preocupações ao andar com o carro.

Problemas em ficar com a documentação atrasada do veículo

Tem gente que prefere arriscar e ficar com a documentação atrasada do carro, pois acha que nunca será pego em uma fiscalização. Entretanto, se o carro for fiscalizado e os documentos não estiverem em dia, começam os problemas.

O condutor será multado e terá uma infração leve. Não ache que a situação se resolverá, pois o carro será apreendido e permanecerá assim até que seja apresentado o CRLV regularizado.

Cada dia que o veículo fica apreendido será cobrada uma taxa do pátio, ou seja, quanto mais tempo o procedimento demorar, mais caro ele fica.

Quem quer proteger o veículo não conseguirá contratar um seguro auto porque haverá restrições que comprovem que o carro está regular.

Outro ponto é que uma venda não será realizada, afinal, nenhum comprador deseja ter um carro que já vem com problemas.

E aqueles que trabalham com o veículo correm o risco de ficar impedidos de conseguir o seu rendimento, afinal, estão se expondo mais e correndo o risco de o veículo ser apreendido.

Portanto, resolver a documentação atrasada do veículo não é apenas uma questão de ficar em dia com a lei, mas de evitar problemas.

Por Jeniffer Elaina, do Rastreadores.org

 

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui