Confirmada descoberta de gás natural em Morada Nova de Minas

608

Foi confirmada oficialmente nesta quinta-feira (02/09), a descoberta de gás natural com viabilidade comercial em Minas Gerais, na cidade de Morada Nova de Minas, região Central do Estado. Anastasia considerou a descoberta, confirmada no último dia 27 de agosto, como histórico para o Estado.

“Esse anúncio significa uma nova fronteira econômica para Minas. A presença de gás na bacia do Rio São Francisco trará uma mudança na estrutura econômica não só daquela região, mas de todo o Estado”, comemorou o governador.

Anastasia ressaltou duas grandes vantagens para Minas Gerais a partir da exploração econômica do gás natural. A primeira é o aumento da arrecadação estadual pelo recebimento dos royalties relativos ao recurso mineral, que, iguais ao do petróleo, são da ordem de 6% em relação ao faturamento.

Outra vantagem é que o Estado entra também como empreendedor, não só no poço já perfurado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), mas também em outros também já em exploração. O governador destacou ainda a consequente atração de atividades industriais e a criação de empregos de qualidade na região, além da redução do preço do gás no Estado, tanto para uso industrial, quanto para uso doméstico e o aproveitamento de uma nova fonte de energia limpa para o Estado.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Sergio Barroso, comparou a descoberta a outros momentos significativos da história mineira, como o ciclo do ouro, nos séculos XVII e XVIII. “No mundo, onde se encontrou gás, se encontrou desenvolvimento econômico e bem estar para a população”, afirmou ele.

A perfuração do poço no município, que fica a 280 quilômetros de Belo Horizonte, começou em 22 de julho de 2010. A descoberta, no último dia 27, foi feita na profundidade de 1.440 metros (alvo secundário) com queima de gás natural na superfície em teste de formação. A profundidade final será de 2.500 metros. Em até 60 dias, o consórcio responsável pela perfuração finalizará novos testes que irão determinar com o volume de gás que poderá ser extraído.

As pesquisas exigiram investimentos de R$ 10 milhões e a previsão de investimentos é de R$ 11 milhões. Conforme determina a legislação, no mesmo dia o consórcio comunicou à ANP a descoberta de gás na cidade.

O Consórcio Cebasf responsável pelo Bloco SF-T-132, onde foi efetuada a descoberta, reúne a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), a Orteng Equipamentos e Sistemas, a Delp Engenharia e a Imetame). O bloco foi adquirido na sétima rodada de licitação da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o contrato foi assinado em janeiro de 2006. A participação no consórcio é a seguinte: Codemig (49%), Orteng (30%), Delp (11%) e Imetame (10%).

Mais de 80 colaboradores estão envolvidos no projeto. A Codemig tem participação em mais quatro blocos na Bacia do São Francisco, sendo dois blocos vizinhos ao bloco onde foi realizada a descoberta.

Novas Pesquisas

A Codemig participa também em consórcio, ao lado da Cemig e parceiros privados, da 10ª Rodada de Licitação da ANP em dezembro de 2008 e foi vencedora para os Blocos 104, 114, 120 e 127.

Os trabalhos de pesquisa se iniciaram no mês de julho de 2010 e encerramento do primeiro período exploratório está previsto para julho de 2013.

O Bloco 114 situa-se principalmente no município de Pirapora e o Bloco104 no município de Ibiaí.

O bloco 120 situa-se principalmente no município de Buritizeiro e o bloco 127 principalmente no município de Três Marias.

Os blocos que a Codemig participa atingem também os seguintes municípios: Campos Altos, São João do Pacuí, Ponto Chique, Coração de Jesus, Lagoa dos Patos, São João da Lagoa, Jequitaí, Várzea da Palma; São Gonçalo do Abaeté, Três Marias, Lassance, João Pinheiro; Morada Nova de Minas, Tiros, Biquinhas, Carmo do Paranaíba, Patos de Minas, Paineiras, Abaeté, Varjão de Minas e Cedro do Abaeté.

Município

O município de Morada Nova de Minas é cercado pelas águas de uma das maiores barragens de terra do mundo: o reservatório do lago de Três Marias, que possui um espelho d’água de 1040 km2 de superfície e um volume de 21 bilhões de m3 de água, o equivalente a um Lago 8,7 vezes maior ao da Baía de Guanabara. Na margem esquerda do Rio São Francisco, a 280 quilômetros de Belo Horizonte, pela BR-040, a cidade-sede se situa depois da represa de Três Marias. A ligação é feita pela balsa que cruza a represa.

Hoje, a barragem está propiciando a exploração do turismo, como importante ramo de negócios. Integrante do Circuito Turístico do Lago de Três Marias, Morada Nova vem atraindo cada vez mais turistas oriundos de várias partes do Brasil. São turistas adeptos da pesca esportiva e dos esportes náuticos, apreciadores de sua culinária, de suas festas, de seu artesanato e de suas belezas naturais com paisagens bucólicas e paradisíacas.

29 COMENTÁRIOS

  1. O acesso citado, a partir da BR-040, ainda não é asfaltado, embora sejam apenas 38 Km. Isto tem provocado grande dificuldade de desenvolvimento turístico e econômico. Tentando resolver este problema, que está enGASgado há 50 anos, um grupo de conterrâneos e amigos de Morada Nova de Minas mantém a pleno GÁS a campanha MG-415 ASFALTO JÁ!, no site http://www.moradanovamg.com. Participe.

  2. Apesar de não residir na cidade sou filho dessa região maravilhoso, quando tenho tempo vou apreciar o que tenho de melhor. Asfalto já para esses 38 km que liga 040 a Morada Nova, Biquinhas e outros municipios que estão esquecido a décadas.

  3. Morada Nova de Minas , com a descoberta do gas será o maior polo industrial da região . O povo terá com essa descoberta a recompensa pelas perdas que tiveram no passado com a invasão de suas terras pela represa de Tres Marias.

  4. Nasci na região, cresci em bh. vou sempre em um lugarejo proximo chamado vau das flores. Toda região e o povo da localidade merece este acontecimento que com certeza terão uma vida digna, com saude, emprego e desenvolvimento.

  5. Morada Nova de Minas o paraíso das águas, agora do gás natural.
    Contou com a presença do nosso governador Antonio Anastasia na semana anterior, que veio conferir de perto o inicio dos trabalhos da exploração de gás no em Morada Nova de Minas.

  6. Tiraram-nos as melhores terras às margens dos rios que cortam a região: SFrancisco, Indaiá, Borrachudo, Sucuriú. Qtos mudaram da terra.Sobrará o cerrado e o carvão. Agora Deus abençoou aquela terra esquecida dos governantes. O gás.Qeu notícia alvisareira seja realidade e com jazidas para compensar à região que fora rica em tudo: gente boa, agropecuária etc. Que tenha a fartura, o emprego, a alegria de ver a terra moradense crescer e ser grande como os seus filhos o são. Geraldo Magela.

  7. Morada Nova de Minas, cercada pelas belas águas do São Francisco e agora vem uma notícia melhor ainda, o Gás Natural, que com certeza revolucionará a história dessa cidade. Pra ficar ainda melhor, Asfalto já na MG-415, que liga Morada Nova a BR-040, são somente 38 km que precisa ser asfaltado. Morada Nova de Minas realmente é uma terra abençoada por Deus!!!

  8. Agora com esta nova descoberta do Gás natural nessa area, com certeza a exploração nesta região vai almentar com isso vai ter mais oportunidades para quem mora nesta regiao, com isso aumenta a possibilidade do asfalto nestes 38 km de terra, agora so depende do governador do estado de minas gerais e dos prefeitos desta regiao, tomare que de certo….

  9. eu acho que esta cidade esta muito linda e estara muito mais, depois que o segundo turno acabar, mais com DILMA presidente no lugar do LULA.E falo para o prefeito ALEX ROCHA, que ele esta de parabens e que continue assim maravilhosa.

    • sou moradense ,mas moro ha vinte e três anos em Vazante,cidade nascida da fé e
      terra do zinco.Fiquei muito feliz com a descoberta do gás natural em Morada Nova De Minas,tenho certeza que haverá muito progresso nesta região.
      Torço muito por vocês!Abraço a todos!

  10. Sou nascido em Paneiras e a 40 anos trafego nessa estrada de terra que liga a BR 040 a Morada Nova.O descaso dos governantes nao reconheceu a tempos a riquesa da regiao que já deveria ter tal trecho de estrada asfaltado. Nao é pelo gás que o mesmo vai ser asfaltado espere para confirmar.Se juntarem prefeitos de Morada,Biquinhas,Paineiras,abaeté,Cedro e etc fazendo pressao no governador de Minas isto sutirá efeito e o asfalto virá.

  11. espero que as autoridades do municipio fiquem atentas ,pois conheço a cidade e sei da tranquilidade e segurança que éviver ai,espero que junto com o desenvolvimento venhão tambem recursos para a segurança da população

  12. Sou filho de morada,meus pais mudaram para Patos de Minas,estou em Brasília desde 1964,foi com grande surpresa e felicidade que recebi a boa notícia,mas tenho a lhes informe que,verbas para o asfalto dos 38 kilomentros já foram liberadas por mais de uma vez, bas ver Diario oficial,entretando tem governantes que os desviam,pra onde eu não sei,os moradenses deveriam solicitar ao TCUMG,ou sejam orgãos de fiscalização
    para verificar.

  13. Essa bosta desse gas nao vai influenciar nada na economia de morada nova de minas, pois as empreiteiras estao dando preferencia para se estabilizarem em tiros e patos de minas, assim morada nova vai ficar no esquecimento a mesma coisa é so papo furado!!!

  14. A CIDADE PRECISA RECEBER RECURSOS PARA COMO O ALFALTO MG 415,BEM COMO INICIAR PROGRAMA DO SENC SESC DE QUALIFICAÇAO DE MAO DE OBRA DOS ESTUDANTES E MORADORES DA REGIAO.
    APOIAR AS EMPRESAS EXISTENTES E TRAZER PARA OS MINICIPISO INDUSTRIAS NAO POLUENTES.

  15. Eu, José Alberto Borges da Silva, sou empreendedor nesta Cidade, riquíssima em energia elétrica, e agora com a descoberta deste gás em próprio solo e nos vizinhos além de abundância de água, também temos um dos melhores aeroportos construído por JK que não há quem diga estamos a 5o km da Região onde Juscelino queria construir Brasília, nós iremos construir a Capital da Saúde do Brasil, após fevereiro de 2012 estaremos enviando para o Ministério da Fazenda a Petição para o Gabinete do Ministro, para licenciar o Projeto que vai cuidar deste assunto, sou também Presidente do Partido Trabalhista Nacional PTN-19 da Comissão Provisória deste Município e Candidato a Prefeito nas eleições de 2012 e não aceitaremos em quanto for Presidente fazer Coligações e não aceitamos doações toma cá- dá- lá, e mando prender imediato qualquer empresário ou político que queira corromper este partido PTN-19 da Cidade de Três Marias/MG.

    E digo nesta data 14/11/2011, o escritório do PTN-19 vai funcionar das 13hs: 00m às 17hs: 00m de segunda a sexta no mês de fevereiro de 2012, e, estamos determinados vamos trabalhar para Três Marias, tornar-se um grande Pólo de Indústrias e Finanças após 2012 e adianto queremos reduções de incentivos da energia e gás do Governo Federal e outros parâmetros do incentivo do poder Executivo e Legislativo urgente “urgentíssimo.” Que faço saber a todos que estarei também cursando em 2012, Direito Público na Cidade de Sete Lagoas ou na Cidade de Paracatu/MG.

    Cordiais Saudações! José Alberto Borges da Silva, e todos os membros do PTN- 19 convidamos há vocês a Filiarem no PTN-19 de sua Cidade. [14-11-2011].

  16. Acredito que deva ter uma lei que garanta ao municipio de ou cidade onde rendas para o estado, ganhar uma parcela desta renda, no caso de Morada Nova de Minas, temos 38 km de estrada importante para a cidade que está as anos e esquecida pelo governo, vcs não pode tirar este benefício da cidade.
    Seria muita injustiça.

  17. É pessoal! agora só falta as empresas indenizar aos sitiantes prejudicado nas redondezas do entroncamento da BR 040, a altura do km 311. Pois, quando eles lá passaram fotografaram os imóveis e suas trincas ficado de retornar depois, mas jamais voltaram para ver os danos causados pelas maquinas às casas e fazer das devidos reparos ou indenizar os moradores. E HAJA TRINCAS.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui