Coocafé inaugura sua 1ª filial em Manhuaçu

327
Falando ao público Fernando Cerqueira Presidente da Coocafé

Por Devair Guimarães de Oliveira
A Coocafé (Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha) foi fundada em 1979, na cidade de Lajinha/MG, com o intuito de fortalecer os produtores de café da região, possibilitando melhores resultados em sua atividade. Tiveram momentos difíceis, mas “Com a Força da União” hoje lema da Coocafé, todos os obstáculos foram superados e fortalecidos, pensando em seus associados, a Coocafé criou, em 1988, a Cooperativa de Crédito do Leste de Minas Ltda. (Sicoob-Credicaf), contribuindo diretamente com a assistência financeira aos seus cooperados. Dessa forma, tornou possível promover o desenvolvimento socioeconômico dos associados e reverter os recursos captados nas cidades da área de atuação para o desenvolvimento da própria região. Recentemente o Sicoob-Credcaf inaugurou sua sede própria em Lajinha, sendo considerada a maior do estado de Minas Gerais. Lajinha é uma cidade privilegiada com duas grandes cooperativas, fato difícil de ver. A Coocafé  avançou de forma ordenada, agregando todos os valores ligado ao cooperado e preocupada com o futuro e com a precoce evasão das crianças, que procuravam um estudo de qualidade em cidades distantes, a Coocafé fundou também, em 1998, a Cooperativa Cultural e Educacional da Região de Lajinha Ltda. (Coopcel). Trata-se de uma cooperativa educacional formada por pais e professores, com o objetivo de gerar ensino de qualidade para os jovens, incentivar a cultura da cooperação e promover o desenvolvimento cultural da região. E hoje 12 de março de 2012 a Coocafé abre sua primeira filial em Manhuaçu, a Coocafé é forte no Norte do ES e agora cresce também por outros lados e por Manhuaçu ser uma cidade pólo e estar em pleno desenvolvimento e outro motivo é que o município possui grandes, médios e pequenos produtores, o foco principal da cooperativa são os pequenos produtores, mas todos são bem recebidos na cooperativa.

Descerramento da fita inaugural.Da esquerda para direita, Manoel gerente da loja, João Noronha, vice-presidente, Fernando presidente da Coocafé, Renato da Banca prefeito de Manhuaçu, Roger, Lúcio e Daniel Conselheiros da Coocafé e Luiz gerente

Falando de geração de emprego e de impostos em Manhuaçu Fernando Cerqueira presidente da Coocafé afirma que “isso é um ponto positivo, juntamente com a divulgação de novas tecnologias e de conhecimento, a Coocafé vem para a região para fazer uma transformação”.

Associado em primeiro lugar

O cooperativismo tem se desenvolvido e fortalecido no mundo inteiro e em nosso país aonde a agricultura tem feito a diferença pode saber tem cooperativa forte alavancando a economia com apoio e transferência de conhecimento ao associado, os grandes produtores sempre tiveram condições de empreenderem novas tecnologias sustentabilidades de suas propriedades, mas o pequeno somente com o cooperativismo encontrou meios de também se desenvolverem, a prova disso são os milhares de cooperados que a Coocafé possui em mais de 20 cidades.

Veja logo mais detalhes, das entrevistas com Fernando e Pedro

1 COMENTÁRIO

  1. ESSA NÃO É A PRIMEIRA FILIAL DA COOCAFÉ DE LAJINHA E SIM A MAIS NOVA FILIAL DA COOCAFÉ.
    UM ABRAÇO…

    Meu amigo no texto está bem claro, estamos falando de Manhuaçu. Sabemos das outras filiais, mas em Manhuaçu é a primeira, usamos essa manchete por entender nos discursos dos diretores a pretensão de abrir mais lojas em Manhuaçu.

    JM1 – Devair

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui