Decreto de criação da empresa que gerenciará trem de alta velocidade é publicado

200

O Diário Oficial da União publica hoje (15) o decreto que cria a Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade (Etav), estatal que vai supervisionar a execução das obras de infraestrutura e a implantação do trem de alta velocidade, que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo e a Campinas.

Segundo o decreto, a empresa pública é constituída sob a forma de sociedade anônima de capital fechado, vinculada ao Ministério dos Transportes. A assembleia-geral de acionistas será convocada para a constituição da Etav e também vai aprovar o estatuto social da empresa.

O capital social inicial da ETAV será de R$ 50 milhões, dividido em 50 mil ações ordinárias nominativas e sem valor nominal, com integralização mínima de 10% em dinheiro pela União. O encarregado de realizar os atos necessários à constituição e instalação da Etav será designado pelo ministro dos Transportes. A função será considerada prestação de serviço público relevante, e não será remunerada.

O decreto é assinado pela presidenta Dilma Rousseff, e pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e do Planejamento, Miriam Belchior. O presidente da empresa será Bernardo Figueiredo, ex-diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que teve sua recondução ao cargo rejeitada pelo Senado em março.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui