DER/MG conscientiza Morro do Pilar

167
DER/MG conscientiza Morro do Pilar para questões ambientais e patrimoniais

Na filosofia de trabalho do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), obras rodoviárias, meio ambiente e patrimônio cultural devem andar conectados. Por isso, em função das obras de pavimentação do trecho Morro do Pilar – MG-010, o DER/MG realizou nestas quinta (30) e sexta-feira (1º), o Curso de Educação Patrimonial. O objetivo foi conscientizar trabalhadores da empresa construtora e cidadãos da localidade, que terão suas vidas afetadas pelo empreendimento.

Na quinta-feira, o curso foi voltado exclusivamente para os trabalhadores que executam a pavimentação. Já nesta sexta-feira, as atividades foram dedicadas à população da cidade. Os cursos foram ministrados no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Morro do Pilar, entre 8h e 17h.

O Curso de Educação Patrimonial é um dos objetivos do programa interno do DER/MG, conhecido como Transitando no Saber Cuidar, e nele são apresentados o projeto da rodovia, os levantamentos arqueológicos realizados e a importância do patrimônio cultural da região. Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) explicaram aos participantes o potencial e a importância das referências culturais da Serra do Cipó.

“A chegada do asfalto ampliará as perspectivas de desenvolvimento de Morro do Pilar, principalmente por causa do seu potencial turístico. No entanto, as intervenções devem ser feitas de modo sustentável e este curso de conscientização tanto dos trabalhadores da obra, que são moradores da região, quanto da população, é uma preparação para esta nova realidade”, explica a arquiteta do DER/MG, Andrea Greiner da Cunha Salles.

Para mobilizar e interagir com os moradores de Morro do Pilar, no local do curso foi realizado uma apresentação teatral dos alunos da Escola Estadual Intendente Câmara, além da exibição e debate sobre o filme “Narradores de Javé” (2003), que conta história de uma cidade que ficará submersa pelas águas de uma represa, mas os moradores não serão indenizados ou sequer notificados porque não possuem registros nem documentos das terras.

Ao final do curso, os moradores realizaram a feira de artesanato de balaios e tranças.

Morro do Pilar

A cidade de Morro do Pilar é um dos pontos de referência da Serra do Cipó, na região Central do Estado, e possui forte vocação para o turismo. Além da típica hospitalidade e comida mineira nas diversas pousadas da região, o turista pode fazer caminhadas, cavalgadas, realizar esportes radicais e se refrescar em inúmeras cachoeiras.

Morro do Pilar foi também um grande centro de mineração e existem indícios das atividades desde 1701 em função da exploração do ouro.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui