Dorper, um excelente ovino produtor de carne

158
Esse ovino sobrevive, produzindo sob as mais extremas condições de clima e alimentação

O Dorper possui cabeça preta e pelagem curta e suave

 da África do Sul, originária do cruzamento entre o Dorset e o Persian. É um produtor de carne, robusto e ótimo reprodutor. Sua carcaça apresenta ganho médio diário de 190 a 330g/dia no período pré-desmama. Possui carcaça de qualidade, é excelente em cruzamentos e fertilidade. Cordeiros gerados destes cruzamentos apresentam rápido crescimento, sendo alguns totalmente brancos (denominação Dorsian), outros com a cabeça e pescoço negros (denominados Dorper).

O corpo do Dorper possui uma pelagem curta e suave, composta por pelos com uma leve mistura de lã. Esta cobre a parte superior do corpo, deixando livre o peito, a região ventral e os membros. A região ventral é coberta por pelos muito curtos, lisos e grossos. Dentro da raça Dorper, os animais são classificados em dois tipos de acordo com a cobertura de lã: semideslanados e lanados. Não há necessidade de se tosquiar essa raça.

Esse ovino sobrevive, produzindo sob as mais extremas condições de clima e alimentação. Prefere o pasto ao confinamento. Seus cascos negros e fortes proporcionam caminhar muito em busca de alimentos em regiões pedregosas ou úmidas. Possui ainda todas as suas mucosas negras, que é determinante para uma perfeita saúde, já que está provado que animais de mucosa despigmentada sob o forte sol dos trópicos adquirem alto índice de câncer de pele e de vista. O que não ocorre com o Dorper.

As fêmeas Dorper entram em cio o ano inteiro, não se sujeitando ao fotoperiodismo, que limita a produção industrial de cordeiros. São mães excelentes, com relevante habilidade materna. Geram, em média, 1,4 (1,1-1,7) cordeiros por parto. O intervalo entre partos ocorre em oito meses, ou seja, podem ter três partos em dois anos. As matrizes costumam ter habilidade materna suficiente para desmamar cordeiros com 30 kg de peso vivo mesmo em partos gemelares. Cabeça

Podem possuir chifres (aspada) ou não possuí-los (mocho). No entanto, os criadores desses ovinos preferem os Dorper sem chifres. Os que os têm, estes são pequenos. Possuem cabeça longa, com olhos grandes e bem distanciados um do outro. Sua boca tem boa constituição, com maxilas profundas e bem colocadas. O tamanho das orelhas é proporcional o da cabeça. A cabeça é coberta de pelos curtos e negros no Dorper e pelos curtos e brancos no Dorper Branco (Dorsian). O espaço entre narinas, lábios e pálpebras não são rosados no Dorper Branco, mas são pretos no Dorper.

Tronco

O tronco é longo, profundo e largo, as costelas são bem arqueadas e o lombo, largo e cheio. O Dorper tem uma linha dorsolombar bem longa e reta, bem como uma ligeira depressão por traz dos ombros.

Quarto dianteiro

O Dorper possui o pescoço com comprimento médio, largo, bem coberto de carnes e bem ligado ao quarto anterior. Possui paletas largas e musculosas, paralelas entre si, e bem ligadas ao corpo, não apresentando depressões acentuadas na ligação com o corpo. Seu peito é, moderadamente largo, profundo e, moderadamente proeminente, em relação às paletas. Os membros anteriores são robustos, com bons aprumos e fortes articulações da quartela.

Quarto traseiro

Esse ovino possui garupa larga e longa. Possui os quartos carnudos, com entrepernas musculosas e profundas. Seus membros traseiros são ser fortes, bem aprumados e distanciados um do outro.

Aprenda mais sobre os ovinos, acessando os cursos da área Criação de Ovinos, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Por Andréa Oliveira

Leia mais: http://www.cpt.com.br/artigos/dorper-um-excelente-ovino-produtor-de-carne#ixzz2JHE8fZRa

1 COMENTÁRIO

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui