1º Concurso Café de Qualidade e Manhuaçu – Inscrições abertas

201

grãos de caféA Secretaria Municipal de Agricultura de Manhuaçu está se preparando para a realização do 1º Concurso de Qualidade de Café, que terá o objetivo de incentivar a constante melhoria da qualidade dos cafés do município. Com isso, os produtores poderão ter mais vantagem na comercialização do produto, abertura do mercado externo e a garantia da chancela de qualidade do café produzido no município.

Para participar do I Concurso de Qualidade de café de Manhuaçu os produtores deverão estar atentos às regras, bem como seguir o regulamento do concurso. Os participantes deverão encaminhar a amostra de 3kg, café espécie Coffea arábica L, safra 2013, tipo 6 para melhor e, de acordo com a tabela oficial brasileira de classificação, bebida apenas mole ou superior, nas peneiras 16 acima, com vazamento máximo de 5% e umidade máxima de 11,5%, conforme o regulamento do VIII Concurso  de Qualidade de Café das Matas de Minas, elabora pela EMATER-MG.

As amostras poderão ser entregues na Secretaria Municipal de Agricultura de Manhuaçu, nos escritório da EMATER-MG e ainda sede da COORPOL, no Distrito de Sacramento, até o dia treze de setembro, para que sejam encaminhadas à equipe técnica em provação de café, na cidade de Três Pontas.

Busca pela qualidade

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Eduardo Heringer, a atividade está sendo preparado com muito zelo, dedicação e com todas as condições para que os todos os produtores possam participar, valorizando seu produto e tendo a possibilidade da abertura do mercado externo. O secretário ressalta que o município produz quatrocentas mil sacas de café e a perspectiva de quinhentas mil sacas para 2013, há a necessidade de um concurso de qualidade a fim de propagar o município como sendo o maior produtor de café de qualidade.

Eduardo Heringer explica que a Secretaria Municipal de Agricultura está se mobilizando para o sucesso do Concurso e, de forma muito ampla, visando à garantia de preço do produto. Outra vantagem para os produtores participantes é que as amostras serão utilizadas para o concurso regional e estadual de qualidade do café, conduzidos pela EMATER-MG. “Esperamos que eles também possam vencer e quem sabe classificar para o concurso nacional. Por isso, torna-se necessário 3kg de amostra e um lote mínimo de dez sacas de café” – detalha secretário.

Diferencial do Concurso

Para valorizar o produtor e a localidade, a comissão organizadora do evento definiu que serão premiados os melhores cafés inscritos no concurso, de acordo com suas características físicas, sensoriais e de sustentabilidade. Também serão premiados os três melhores cafés por comunidade. O secretário Eduardo Heringer explica que cada comunidade deverá apresentar, no mínimo cinco produtores participantes, que devem estar devidamente em dia com a documentação de uma entidade que os represente. “É nossa vontade que todos os produtores estejam organizados, quer seja em cooperativa ou associação para fortalecer a cafeicultura regional. A premiação do I Concurso será de R$ 18 mil” – frisa Heringer.

Os vencedores serão conhecidos no dia oito de novembro, com uma festa especial para a entrega dos prêmios aos produtores vencedores, no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui