Apex quer fortalecer exportações de produtos industrializados em 2011

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A Agência Brasileira de Promoção, Exportações e Investimento (Apex-Brasil) deverá fechar o ano com US$ 30 bilhões em investimentos e US$ 197 bilhões em exportações de empresas brasileiras. A estimativa foi feita pelo presidente da agência, Alessandro Teixeira. Para 2011, ele espera que as exportações superem os números deste ano.

“Esperamos atingir um resultado na casa dos US$ 198 bilhões e sou otimista. Acho que o Brasil tem condições de chegar aos US$ 210 bilhões, o que não é meta de governo. Mas acredito que vamos chegar e vamos trabalhar naquilo que nos cabe nesses 20% [das exportações brasileiras] que a Apex representa”, afirmou ele. Ele disse ainda que só será possível chegar à casa dos US$ 200 bilhões em exportações casos haja uma recuperação da economia europeia no próximo ano.

Entre os mercados de destaque das exportações brasileiras, Teixeira destacou Irã e Venezuela, que passaram a fazer parte dos dez principais mercados para investimentos de empresas do país em 2007 (caso da Venezuela) e 2010 (Irã). Juntos, os dois países representam 7,5% das exportações de empresas brasileiras. “São países onde o Brasil se aproveitou da relação que se estabeleceu do ponto de vista comercial para expandir mercados”, explicou o presidente.

Para 2011, a Apex espera fazer um trabalho mais intenso para impulsionar as exportações de manufaturados que, em alguns segmentos, são competitivos nos mercados externos. “Nesse caso, estamos falando dos setores de calçados, móveis, máquinas e equipamentos, têxtil e vestuário. São setores nos quais o Brasil tem uma diversidade, tem um número de empresas importante e tem competitividade”, analisou Teixeira. Ele disse ainda que há mercados que o Brasil precisa explorar melhor, como a Ásia e a África.

A Apex apoia hoje cerca de 13 mil empresas brasileiras de 80 setores produtivos.

Agência Brasil

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