Atividade industrial continua moderada mesmo apresentando ligeira recuperação

231

A atividade industrial continua moderada em 2011. Segundo dados divulgados hoje (14) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o nível de utilização da capacidade instalada (UCI) dessazonalizada, em janeiro, foi de 82,6 % contra 82,4% registrados em dezembro do ano passado. Quando comparada a janeiro do ano anterior, a utilização do parque instalado cresceu 1,4 ponto percentual.

No faturamento real, os índices foram negativos. O percentual de janeiro foi 1,3% menor que o de dezembro. Esta é a segunda queda registrada na base comparativa com o mês anterior. As horas trabalhadas expandiram 0,6%. Mesmo com o número positivo, o número é 3,3% menor do que o registrado no período pré-crise, em setembro de 2008. Quando comparado ao mesmo mês de 2010, o crescimento foi de 3,7%.

O emprego expandiu 0,2% em janeiro, frente o mês anterior. O número mostra aumento da contratação mesmo com a atividade industrial em ritmo moderado. A massa salarial real do segmento industrial apresentou queda de 15% em janeiro ante o mês anterior, sem ajuste sazonal. Segundo a CNI, o recuo é normal para a época do ano. Os segmentos com alta superior a 7% são equipamentos de transporte, papel e celulose, produtos de metal, máquinas e equipamentos e madeira.

De acordo com a CNI, dos 19 setores pesquisados, em 12 deles o emprego teve aumento maior que a média da indústria de transformação. O segmento de veículos automotores e máquinas e equipamentos teve maior destaque, com aumento de 9,6%, seguido por metalúrgica básica e outros equipamentos de transporte, com expansão de 8,9%.

Ag:Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui