BNDES assina contrato com Bladex

23

O processo de integração regional latino-americano foi reforçado com a assinatura hoje (6), no Rio de Janeiro, de contrato de financiamento no valor de US$ 50 milhões entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Latino-Americano de Comercio Exterior (Bladex). As duas instituições foram representadas, respectivamente, pelo diretor da Área Internacional e de Comércio Exterior do BNDES, Luiz Eduardo Melin, e pelo vice-presidente do Bladex, Rubens Amaral Júnior.

O contrato visa ao financiamento de exportações brasileiras de máquinas e equipamentos para países da América Latina e do Caribe, e será desenvolvido por meio da nova linha de crédito BNDES Exim Automático, criada pela Área de Comércio Exterior do banco brasileiro, atendendo à demanda de exportadores nacionais.

O Bladex foi fundado pelos bancos centrais dos países latino-americanos e caribenhos para a promoção de financiamento ao comércio exterior da região, e será o tomador do crédito do BNDES. Com sede no Panamá, a instituição financiará os importadores de máquinas e equipamentos brasileiros.

O BNDES informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a nova modalidade de financiamento começou a operar em abril passado e já foram feitas transações na Argentina, no Chile, Paraguai, Peru, Panamá, na República Dominicana, no Uruguai e na Nigéria.

A ideia, segundo o banco brasileiro, é avançar mais no processo de fortalecimento do comércio entre os países da região, buscando novas oportunidades de negócios por meio do Bladex, diante do cenário de crise na Europa e nos Estados Unidos. O BNDES pretende ainda estreitar parcerias com outros bancos latinos e também africanos, visando a estabelecer uma rede internacional de financiamento às exportações brasileiras.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui