Boleto eletrônico substitui boleto impresso

380

manualcobranca_boleto Débito Direto Autorizado (DDA). Começa Hoje a funcionar a mais nova novidade no sistema de cobrança bancária. O DDA é um sistema no qual o banco avisa o cliente sobre as contas que estão vencendo. Ele substitui os boletos em papel, mas não concorre com o débito automático porque funciona como um lembrete apenas.

O DDA vai facilitar a vida daqueles que aderir ao sistema não vai mais receber boleto de cobrança em casa, mas poderá imprimir o código de barras e pagar a conta no banco.

“Pelo DDA, o cliente pode decidir se ele vai pagar a conta ou não e em qual dia ele quer efetuar o pagamento”, diz Lúcia Junqueira, coordenadora de tecnologia do DDA da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entidade que desenvolveu o projeto.

Depois que recebe o aviso via e-mail, caixa eletrônica, telefone fixo ou celular, o cliente deve entrar em contato com o banco para efetuar o pagamento.

O interessado em se cadastrar no DDA deve ir ao banco e assinar um contrato informando que toda conta cujo destinatário tenha aquele CPF deve ser comunicada eletronicamente. O pagamento poderá ser feito pelo site do banco ou por telefone.

Segundo Lúcia Junqueira, é possível colocar todas as contas no DDA, menos as referentes a impostos e as contas de serviço público, como água e luz.

Também não é possível incluir as contas que não são registradas em banco.

Os órgãos de defesa do consumidor estão de olho no novo sistema. O Procon de São Paulo informa que ninguém é obrigado a aderir ao novo sistema. E o Idec informa que os consumidores devem esperar um pouco. “Ainda não está claro como serão cobradas contas vencidas”, diz Ione Amorim, economista do Idec.

Já o consultor financeiro Silvio Paixão acredita que o DDA vai trazer mais comodidade para os consumidores. “O DDA não é uma cobrança, é um aviso de que as contas estão vencendo. Vai ajudar no planejamento financeiro das famílias.”

Economia de papel e dinheiro

Pelo menos por enquanto o serviço será gratuito. Grandes bancos não pretendem cobrar o DDA de seus consumidores. “Nós consideramos que esta é mais uma prestação de serviço”, afirma Rizaelcio Machado, gerente do departamento de comercialização de produtos e serviços do Bradesco.

No Itaú Unibanco, a expectativa de adesão ao DDA é alta. “Em três anos, vamos reduzir à metade o volume de boletos de cobrança enviados”, dia Ângelo Fernandes, superintendente de produtos do banco.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui