Confiança do consumidor fica praticamente estável em outubro

260

O Índice de Confiança do Consumidor subiu 0,1% na passagem de setembro para outubro e ficou praticamente estável, em 121,8 pontos. Em setembro o ICC atingiu 121,7 pontos. O indicador mostra que a avaliação do consumidor sobre o momento econômico atual e sobre as expectativas para os próximos seis meses não se alteraram.

Os dados foram divulgados hoje (27) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro. No comunicado, a pesquisa mostra que o Índice da Situação Atual (ISA) caiu 0,1%, diminuindo para 140,7 pontos. Já o Índice de Expectativas subiu de 111,6 para 111,8 pontos.

Composto por cinco quesitos, o índice de confiança constatou a melhoria na avaliação dos consumidor em relação à situação financeira de sua família. Subiu de 34,6% para 36,2% a proporção dos que projetam melhorias e caiu de 3,1% para 2,8% a dos que acham que a situação vai piorar.

O levantamento também mostra que diminuiu o percentual de consumidores que consideram a situação ruim, de 21% para 18,9%. Por outro lado, a proporção dos que consideram o momento bom caiu de 33,3% para 31,6%.

A pesquisa da FGV sobre a confiança do consumidor é feita com uma amostra de 2 mil domicílios nas sete principais capitais do país. A coleta de dados foi feita entre os dias 1º e 21 de outubro.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui