Convênio busca promover o artesanato brasileiro no exterior

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Artesãos brasileiros poderão contar com mais apoio para exportar. Hoje (9) a Associação Brasileira de Exportação de Artesanato (Abexa) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) firmaram convênio, com investimentos previstos em R$ 8 milhões.

O convênio vale por dois anos e a meta é atingir exportações de US$ 3,9 milhões e reunir 1,5 mil exportadores, em 2011.

Até setembro deste ano, as exportações das instituições de artesanatos parceiras da Apex-Brasil chegaram a US$ 2,7 milhões.

A Abexa, formada por quatro instituições de artesanato, foi criada no início de novembro deste ano, com apoio da Apex-Brasil. Para 2013, a expectativa é que a Abexa tenha pelo menos 27 instituições associadas, uma de cada estado.

O diretor de Negócios da Apex-Brasil, Maurício Borges, disse que estratégia é fortalecer a participação do artesanato brasileiro no mercado internacional, por meio da promoção comercial e da participação em feiras e missões.

“A ideia é ter mais foco em alguns mercados-alvo”, disse Borges. Um estudo indicou mercados onde os produtos brasileiros têm maior potencial de venda: Alemanha, Espanha, Portugal, França, Itália e Estados Unidos.

A diretora-geral da Abexa, Tânia Machado, afirmou que a criação da associação tem o objetivo de otimizar recursos e compartilhar conhecimento. “Com a instituição nacional, a experiência vai ser socializada e distribuída para todos.”

Agência Brasil

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