Crescimento da economia indica superação de período de arrefecimento

292

O resultado do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, no terceiro trimestre deste ano “confirma o diagnóstico do Banco Central [BC] de que a economia brasileira se desloca para uma trajetória mais condizente com o equilíbrio de longo prazo”. A avaliação é do presidente do BC, Henrique Meirelles, em nota divulgada pela instituição.

O PIB cresceu 0,5% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. No segundo trimestre, o crescimento havia sido de 1,8%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a expansão do terceiro trimestre foi de 6,7%. O PIB acumulado do ano teve um crescimento de 8,4% em relação ao dos três primeiros trimestres de 2009. No acumulado dos 12 meses, a economia cresceu 7,5%.

“A taxa de crescimento de 0,5% indica que está sendo superado ligeiro período de arrefecimento mais intenso, conforme sinalizado pela estabilidade do IBC-Br [Índice de Atividade Econômica do Banco Central] nos meses de abril a agosto”, disse Meirelles.

O presidente do BC acrescentou que “o fato de o investimento seguir apresentando desempenho bastante positivo indica que o bom momento da economia deve prosseguir ao longo dos próximos trimestres”.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui