Encarecer o crédito não é o esporte preferido do governo, diz Mantega

221

Ao responder a críticas de senadores sobre as medidas adotadas pela equipe econômica para reduzir o consumo e combater a inflação, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que encarecer o crédito “não é o esporte preferido do governo”. Ele participou hoje (3) de audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado para falar sobre a economia brasileira e a troca de comando na companhia Vale.

Na reunião, o ministro defendeu a política de juros do Banco Central (BC), por considerá-la consistente. Segundo ele, o BC tem tomado medidas para combater a inflação com criatividade. “São medidas prudenciais. Agora, não é nosso esporte preferido encarecer o crédito, mas estamos usando várias armas para equilibrar a economia”, disse.

De acordo com o ministro, muitos países têm combatido a inflação de forma constante, com várias medidas para mantê-la sob controle.

Mantega defendeu ainda a política de valorização do salário mínimo adotada pelo governo. Segundo ele, uma das vantagens da atual política é que houve, junto com a melhoria das condições da classe média, uma desconcentração de renda da população.

Na avaliação de Mantega, é importante para o governo manter uma política de desenvolvimento com inclusão social e com a criação de um “ciclo virtuoso da economia”. Ele destacou que o Executivo tem conseguido fazer isso. “Não desativamos programas sociais, nem mesmo diante da crise”, lembrou.

 

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui