Fórum Nacional de Agricultura Irrigada

222

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG), em parceria com o Ministério da Integração Nacional, promove, no dia 30 de junho, a etapa mineira do Fórum Nacional de Agricultura Irrigada. O evento será realizado no auditório do BDMG, em Belo Horizonte, a partir das 9 horas.

O fórum vai reunir dirigentes e técnicos da iniciativa privada e de órgãos públicos de todo o país, para discutir o panorama do setor e a implantação do Plano Diretor de Agricultura Irrigada de Minas Gerais. O estudo pioneiro foi elaborado em parceria pelo Governo de Minas, Ministério da Integração Nacional e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O Plano Diretor será apresentado no encontro e vai direcionar as ações do Governo de Minas, através da criação de uma política pública voltada para o uso racional e sustentável das áreas com potencial para irrigação. Ele também servirá de modelo para outros estados.

Segundo o assessor técnico da Seapa-MG, Amarildo Kalil, agricultura irrigada não é simplesmente jogar água em culturas de sequeiro. “É um conceito mais abrangente, que envolve sistemas adequados de produção (preparo do solo, adubação, variedades adaptadas, controle de pragas e doenças) e o uso eficaz da água”, explica.

O Plano Diretor tem o objetivo de criar condições para se aumentar a área irrigada, utilizando o potencial existente, sem a necessidade de criar novos perímetros de irrigação, represas e obras de engenharia. O foco do trabalho está direcionado para a gestão das águas.

De acordo com o levantamento, Minas Gerais possui área irrigada de 525 mil hectares, mas tem potencial para irrigar cerca de três milhões de hectares, respeitando as condições topográficas, climáticas e socioambientais e adequando o uso das águas às diversas finalidades (abastecimento humano, consumo animal, geração de energia, dentre outros usos).

Território de agricultura irrigada

Durante o fórum, também será discutida a organização do primeiro território de agricultura irrigada no Estado, que será implantado na bacia do Paranaíba. “A função desses territórios é reunir na mesa de negociação todos os usuários dos recursos hídricos de uma microbacia, para que seja negociada a melhor forma de uso da água, de acordo com as necessidades de cada usuário, de forma eficaz e sustentável”, explica Amarildo Kalil.

Na oportunidade, também será assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Seapa-MG, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), com o objetivo de compartilhar informações para a implantação dos Planos Diretores de Recursos Hídricos e de Agricultura Irrigada.

Visita técnica

Um dia após o fórum no BDMG, no dia 1º de julho, será realizada uma visita técnica a uma propriedade no município de Baldim, na região Central do Estado, para conhecer os trabalhos de manejo integrado de solo e água na exploração consorciada de lavoura, pecuária e florestas. Um dos destaques do trabalho realizado na propriedade é o uso das bacias de captação de águas de chuva no processo de acumulação de água nos lençóis subterrâneos, para uso múltiplo na propriedade.

Mais informações sobre o Fórum Nacional de Agricultura Irrigada podem ser obtidas na Seapa-MG: (31) 3915-850

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui