Jovens de Governador Valadares criam manual inédito sobre mercado de trabalho

318

“Sedese”, para a redação do Jornal das Montanhas

Manual sobre Mercado de Trabalho criado por estudantes do Programa Poupança Jovem, de Governador ValadaresGOVERNADOR VALADARES (09/12/09) – O que eu vou ser quando crescer? Como me comportar em uma entrevista? Devo fazer um curso técnico ou superior? Qual postura ter no trabalho? Foi procurando respostas para essas perguntas sobre os desafios, incertezas e expectativas futuras do mercado de trabalho que estudantes do Programa Poupança Jovem, de Governador Valadares, criaram um manual com dicas especificas para adolescentes e jovens que querem entrar no competitivo mercado de trabalho.

Coordenado por pedagogos, assistentes sociais e professores, o manual “Mercado de Trabalho Poupança Jovem” traz dicas e informações importantes sobre Sine, Enem, cursos técnicos oferecidos na cidade, cursos de inglês. Além de tirar dúvidas, o manual oferece serviços interessantes, como preços, endereços e telefones de cursinhos, faculdades e cursos técnicos.

A ideia do manual foi dos próprios alunos do segundo ano das escolas atendidas. Antes de começar a fazer a cartilha, os estudantes visitaram empresas e participaram de mostra de profissões. “Os alunos contribuíram para o conteúdo do manual, que está sendo muito útil. Todos estão achando interessante porque são informações que eles vão levar para a vida toda. A expectativa é que esse trabalho continue o ano que vem”, disse a coordenadora pedagógica do programa em Governador Valadares, Magda Breguêz.

São dois mil exemplares e todos os alunos do segundo ano das 29 escolas participantes do Poupança Jovem em Valadares receberão o manual. A estudante Elisa Pereira sempre teve receio de enfrentar uma entrevista. “Tinha dúvidas de várias questões. Não sabia como lidar com uma entrevista de emprego e montar um currículo. O manual está esclarecendo muitas coisas e sendo muito útil para orientar sobre minha formação futura”, declarou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrus Filho, diz que o programa está atingindo o objetivo. “É uma alegria ver que os jovens de Minas Gerais, que são aquelas pessoas que vão construir o futuro do Estado, terão mais oportunidades, mais conhecimento e condições de se formarem melhor para enfrentarem o mercado de trabalho e a vida”.

Programa

Criado em 2007, o Poupança Jovem é destinado a estudantes do ensino médio público estadual residentes em municípios com altos índices de evasão escolar, violência e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O objetivo é estimular a capacidade dos jovens de planejar o futuro, aspirações pessoais, profissionais e planejamento financeiro, e criar melhores condições de ingresso no mercado de trabalho.

Ao longo dos anos de formação do ensino médio, os jovens têm acompanhamento de rendimento escolar e participarão de programas promovidos pelo Estado, culturais e educacionais, além de cursos profissionalizantes, inclusão digital, de modo a possibilitar o desenvolvimento de seu capital humano e social.

A cada ano concluído do ensino médio é depositado R$ 1 mil. Ao final de três anos são R$ 3 mil, depositados nominalmente pelo Tesouro Estadual. O recurso só pode ser utilizado quando o jovem concluir regularmente o ensino médio e caso tenha cumprido todas as suas metas e obrigações estipuladas para os três anos. Como contrapartida, o estudante deverá ser aprovado e ter frequência mínima de 80% e não ter envolvimento com a criminalidade.

O programa atende 32.121 alunos da rede estadual em oito cidades mineiras; Ribeirão das Neves, Sabará, Esmeraldas, Ibirité, Governador Valadares, Montes Claros, Teófilo Otoni e Juiz de Fora. O programa vai atender 50 mil jovens até 2010.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui