Miniusina Via Láctea apresenta tecnologia em laticínios na 47ª Expovale

290

A tecnologia de fabricação de queijos, bebidas lácteas e iogurtes, desenvolvida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), será uma das atrações da 47ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Ponte Nova – Expovale 2011, que acontece de 21 a 24 de julho, no Parque de Exposições do município, localizado na Zona da Mata. A miniusina Via Láctea, coordenada pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vai reproduzir o funcionamento de uma indústria de lácteos, desde a análise da matéria-prima até a distribuição do produto.

Através de um estande de vidro, o público poderá acompanhar, em pequena escala, todas as etapas do processo de produção de laticínios. Um técnico da Epamig estará à disposição para tirar as dúvidas de adultos e crianças. Ao final, os visitantes poderão degustar os produtos e ainda receberão informações sobre como produzir, quais os equipamentos necessários, a importância da higiene na produção e na qualidade dos alimentos, explica a coordenadora de Transferência e Difusão de Tecnologia do ILCT, Luiza Albuquerque.

Deverão ser processados, diariamente, na Expovale, cerca de 200 litros de leite para a fabricação de iogurte, bebidas lácteas, leite aromatizado de morango, pêssego e ameixa, mussarela, nozinhos de queijo, queijo Minas frescal e uma novidade – o queijo Minas frescal com milho – um dos destaques da Festa Nacional do Milho, realizada em junho, em Patos de Minas.

Galpão do agronegócio

A Via Láctea será instalada no galpão do agronegócio, uma tenda de 300m2 criada para mostrar o potencial do setor em Minas Gerais. No espaço estão programadas também a 3ª Festa da Goiabada e um minialambique.

A Expovale é uma festa tradicional, organizada anualmente pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova. O foco desta edição é atrair o produtor rural e expandir o agronegócio do Vale do Piranga.

O evento contará ainda com exposição dos primeiros clones de Gir leiteiro do Brasil, de diversos animais leiteiros e mostra de equinos. No espaço do produtor haverá exposição de artesanato regional e comidas típicas.

 

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui