Paes quer ampliação da capacidade de financiamento do Rio de Janeiro

12

O prefeito reeleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pedirá ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, a ampliação da capacidade de financiamento do município. A informação foi dada por Paes, que veio hoje (31) a Brasília para uma reunião com Mantega e falou com a imprensa na chegada para o encontro.

“A gente já fez o swap [troca de ativos] da dívida [do município] e isso fez com que a gente tivesse uma redução de juros. Temos grau de investimento igual o do governo federal, segundo três agências de rating[classificação de risco]. É uma situação fiscal muito confortável, mas há algumas questões que estão amarradas por exageros da lei”, disse o prefeito.

De acordo com Paes, a prefeitura do Rio de Janeiro tem orçamento superior ao de alguns estados. Segundo ele, a atualmente a cidade está no limite de endividamento, que é R$ 8 bilhões. O prefeito não disse qual o montante ideal, mas sinalizou que seria necessário pelo menos dobrar a capacidade de endividamento.

O prefeito informou ainda que pretende mobilizar os prefeitos de capitais para o debate sobre a mudança do indexador dos financiamentos do Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna (IGP-DI) para a taxa básica de juros, a Selic. “Os prefeitos têm que entrar nessa discussão que os governadores estão travando com o governo federal.”

Agencia Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui