Subsídio da agricultura familiar contempla 20 produtos em fevereiro

248

Os agricultores familiares terão, em fevereiro, a cobertura do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar para 20 produtos: açaí (fruto), arroz longo fino em casca, amêndoa de babaçu, banana, borracha natural (extrativista) do bioma Amazônia, borracha natural (heveicultura), cará-inhame, castanha de caju, cebola, feijão, leite, mamona, pequi (fruto), fibra de piaçava, sisal, sorgo, tomate, trigo, triticale e umbu (fruto).

O programa de garantia de preços dá um bônus que permite ao agricultor familiar pagar pelos financiamentos de custeio e investimento com desconto, correspondente a diferença entre os preços garantidores e o preço de mercado, nos casos em que o valor do produto financiado esteja abaixo do preço de garantia.

A portaria foi publicada hoje (14) no Diário Oficial da União. Os preços de mercado e o bônus de desconto correspondem ao mês de janeiro de 2011 e têm validade para o período de 10 de fevereiro a 9 de março de 2011.

O produto com maior bônus este mês (65,71%) é a borracha natural do bioma Amazônia no estado do Maranhão. Alguns produtos da sociobiodiversidade também contam com bônus em fevereiro, como o fruto do açaí (13,04% em Rondônia), amêndoa de babaçu (39,04% no Maranhão), pequi (28,57% em Minas Gerais) e fibra de piaçava (38,92% na Bahia).

O bônus do programa é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os bônus das operações de custeio e investimento ficam limitados a R$ 5 mil anuais por beneficiário do crédito rural.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui