A proteção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes serão alguns dos eixos debatidos durante a conferência estadual, a ser realizada no Sesc Venda Nova (Rua Maria Borboleta, S/Nº, bairro Letícia), nos dias 10,11 e 12 de abril. Os crimes contra crianças e adolescentes são os mais denunciados em Minas Gerais, por meio do Disque Direitos Humanos ( 800 031 11 19). Foram quase 9 mil denúncias nos últimos três anos, média de 3 mil a cada 12 meses.
A abertura será nesta terça-feira (10), às 9h, e contará com a participação de várias autoridades, entre elas a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes; a presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Miriam Maria José dos Santos; e o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares.
Além da proteção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, o encontro terá como eixos a promoção dos direitos da criança e do adolescente; o protagonismo e participação de crianças e adolescentes; controle social da efetivação dos direitos; gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
Mais de 1.500 delegados, de 388 municípios mineiros, são esperados no encontro. Eles vão discutir mais de 4 mil propostas com foco em crianças e adolescentes. Dessas propostas, 45 serão selecionadas e apresentadas por 130 delegados mineiros no encontro nacional, a ser realizado de 11 a 14 de julho deste ano, em Brasília.
A participação efetiva dos jovens será um diferencial no encontro deste ano. Dos 1.500 delegados, 400 são adolescentes e terão direito a voto.
A 8ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente vai ser promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), com o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).