Entendimento contrário…

149

O escritório do Dr. Geraldo Féres – Xodó Advogados Associados, publicamente entende que é necessário, neste ano de eleição da OAB – 54ª, vem oferecer entendimento contrário há muitos posicionamentos, especialmente, o de que as Corregedorias devam julgar atos arbitrários cometidos por Juízes, bem como a OAB e a Procuradoria, também o faz, não só com relação a advogados e promotores, independentemente do resultado do Supremo Tribunal Federal, quanto ao CNJ administrar diretamente denúncias contra Juízes, tal decisão deveria ser, principalmente em nossa Comarca tomada não só por reuniões de advogados, como também por audiências públicas, envolvendo estagiários de direito das faculdades existentes e ainda Delegados, Juízes, Promotores e Serventuários, pois na verdade, somos uma só Casa, dentre outros seguimentos da sociedade que a “ELA” integram, ao certo de que uma guerra não deve começar sem grandes e fortes motivos, pois, se assim não se fizer valer, e tudo indica que em não acontecendo um consenso, o confronto será inevitável, vez que a OAB é um Órgão

Federal, autônomo e histórico.

Em nossas reuniões, muitas questões têm sido debatidas, em especial na pessoa do Presidente da Comissão de Ética – Dr. Alex Barbosa de Matos, que tem se portado de forma digna e solidária aos colegas, com o rigor necessário, tanto que questiona debate e alicerça os pilares de uma Advocacia ética, saudável e fulcrada no bom senso, dentro da luz e divorciado das trevas, clamando por opiniões e também democraticamente se curvando a outras, com extrema flexibilidade de compreender situações diversas, mas sempre buscando defender a nossa Classe das mazelas encontradas nas veredas da profissão.

Importante ressaltar que nos sentimos confortados em apoiar o nome do colega Dr. Alex Barboza de Matos, na qualidade de pré-candidato à presidência da 54ª Subseção da OAB/MG-Manhuaçu, especialmente pelo fato de que tem o mesmo demonstrado extremo preparo, capacidade de concatenar idéias, agrupar pensamentos, competência, dignidade e honra para o cargo, assim como outros pares que virão somar esforços conosco nesta caminhada.

Acreditamos que estaremos bem representados com o ilustre colega no árduo exercício que é o de ser Presidente de umas das Instituições, como já dito acima, mais respeitadas do Brasil, com a devida vênia, não desmerecendo outras de igual quilate.

É certo que, em seus discursos, o digno colega Dr. Alex tem defendido a inviolabilidade das prerrogativas profissionais de nossa Classe, ainda que muitas coisas pela Corregedoria se fazem dadas como certas, alinham-se com atos não morais, ao fato de que se existe um estatuto mais abençoado do que o da OAB, este é o da Magistratura, onde juristas, profissionais renomados e amantes da matéria, dentre eles, inclusive Desembargadores, assim se posicionam, no sentido de que, Magistrados não se devem jamais prescindir ou acordar em prejuízo de direitos fundamentais, vez que de tal maneira seria um retrocesso, ferindo de toda sorte e impedindo a plenitude do funcionamento do Estado Democrático de Direito, chegam a dizer em debates que mesmo ocupado como Juiz, devem atender um advogado, pois, sem o mesmo não haveria Justiça, e em assim o sendo, muito menos Juiz.

Às vezes, ao nos manifestarmos cometemos abusos, contudo não o fazemos por conveniência humana e sim, por não concatenarmos dentro de um discurso, frases nefastas para conveniência humana em uma sociedade civilizada. Contudo, se o fazemos, Juízes, Promotores e Advogados, dentre da Deontologia Forense, passíveis estamos de tanto, notadamente de sempre retratarmos e caminharmos como o susodito, pela paz, pois, não a vergonha em se redimir e perseguir nas veredas justas, independemente de resultados diretos ou indiretos, rápidos ou lentos, vez que humanos somos e não devemos nos penitenciar eternamente por falhas, às quais tropeçamos muitas vezes na trajetória da história que se faz de tempo em tempo. JUSTIÇA, hoje e sempre.

GERALDO ANTÔNIO XODÓ DOS SANTOS FÉRES
LUCIANO DA ROCHA GREGÓRIO

OAB/MG 43.686 OAB/MG 88.579

FÁBIO MIRANDA DE CARVALHO
OAB/MG 112.526

PAULO CÉSAR SABINO
OAB/MG 126.268

2 COMENTÁRIOS

  1. sou estudante de direito, fiquei muito feliz com o artigo, até porque poucas vezes somos lembrados por colegas, eis que querendo ou não, no amanha, o mercado também nos espera e é bom saber que tem gente, colegas honrados e ilustres como voces que pensam em nós, parabens….

  2. como criminalista militante na Comarca de Manhuaçu/MG e região, bem como RJ, SP e RS, ratifico o pensamento e/ou artigo acima exposto, por entender que temos a todo momento que lutar, não com armas, mas sim, com as palavras e idéias, parabenizo ao amigo Dr. Xodó, pela brilhante exposição e continua defesa da classe.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui