Entrega das Primeiras Viaturas Guarani

209

 

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O Exército Brasileiro receberá as primeiras treze Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal, Média de Rodas (VBTP-MR), do Projeto Estratégico do Exército- Guarani.

As viaturas serão entregues à 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, sediada em Cascavel/PR, para mobiliar uma das Companhias de Fuzileiros do 33º Batalhão de Infantaria Motorizado, Unidade orgânica da Brigada, que está em processo de transformação para 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado.

O evento deverá contar com a presença do Exmo. Sr. Celso Amorim, Ministro da Defesa, do Exmo. Sr. General-de-Exército Enzo Martins Peri, Comandante do Exército brasileiro, além de outras autoridades civis e militares.

O Projeto GUARANI tem por objetivo transformar as Organizações Militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernizar as Organizações Militares de Cavalaria Mecanizada. Para isso, estão sendo desenvolvidas novas famílias de Viaturas Blindadas de Rodas, a fim de dotar a Força Terrestre de meios para incrementar a dissuasão e a defesa do território nacional. A primeira viatura desenvolvida foi a Viatura Blindada para Transporte de Tropa Média de Rodas Guarani (VBTP-MR Guarani), possibilitando a substituição das viaturas URUTU e CASCAVEL, fabricadas pela ENGESA, que estão em uso há mais de 40 anos.

As viaturas incorporarão as seguintes inovações tecnológicas: baixa assinatura térmica e radar; proteção blindada para munição perfurante incendiária e minas anticarro; aviso de detecção por laser; ar-condicionado; capacidade de navegação por GPS ou inercial; sistema de Gerenciamento de Campo de Batalha; sistema de Consciência Situacional; torre automática com canhão 30mm; visão noturna; e reparo automatizado para metralhadora .50 ou 7,62mm.

 

O evento será aberto ao público e o cadastramento da imprensa ocorrerá no local.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Evento: Entrega das Primeiras Viaturas Guarani.

Data: 24 de março de 2014.

Horário: previsão 11:00H.

Local: sede do 33º Batalhão de Infantaria Motorizada, situado à rua 25 de Agosto,285, Centro, Cascavel/PR.


 

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO

EXÉRCITO BRASILEIRO

BRAÇO FORTE – MÃO AMIGA

Para obter outras informações sobre o Exército Brasileiro, acesse nosso portal oficial na Internet: www.exercito.gov.br

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui