02 de dezembro Dia Nacional do Samba

307

O dia nacional do Samba é comemorado em 2 de dezembro de cada ano, e isso se deve a um vereador baiano que pensou em homenagear Ary Barroso, um grande compositor que já havia composto a música Na Baixa do Sapateiro como prova do seu amor ao samba, mas não conhecia a Bahia.

sambaAssim quando este chegou em Salvador pela primeira vez, foi homenageado.

Hoje, o dia nacional do Samba é festejado principalmente nas cidades de Salvador na Bahia e Rio de Janeiro no Rio, sempre com muita festa e cerveja, com grandes shows para a população que aprecia.

Este dia instituído em 1963 também tem como objetivo homenagear a cultura mais popular no país, trazida pelos africanos ao Brasil, isso ainda na triste época da escravidão, quando muitos escravos foram trazidos da região de Angola e outras regiões da África, trazendo junto esta cultura.

Segundo alguns estudiosos a palavra Samba na verdade é uma palavra arranjada, quando na verdade a palavra na língua africana seria Semba ou (Umbigada), já que na dança no estilo africano, as pessoas se chocam com o umbigo.

Se você também é um admirador do Samba aproveite então para participar das festividades comemorativas a este dia, mas sem exageros.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui