31 de janeiro – DIA DA SOLIDARIEDADE

280
Conforme o Dicionário Houaiss, a palavra “solidariedade” significa: “cooperação ou assistência moral que se manifesta ou testemunha a alguém, em quaisquer circunstâncias (boas ou más)”.  31 DE JANEIRO DIA DA SOLIDARIEDADE
Muitas vezes a solidariedade é confundida com a caridade. Esta é um sentimento de piedade que nos leva a poupar ou proteger um ser humano que padece de algum mal ou está em situação lastimável. Já aquela tem um sentido mais complexo. De acordo com o citado dicionário, é solidário quem manifesta esse sentimento “como intuito de confortar, consolar, oferecer ajuda”.
Não se ensina a solidariedade com palavras, pois o sentimento de nascer do íntimo de cada pessoa. Para ser autêntica, tem de partir da vontade real da pessoa de ser útil a seu semelhante e à sociedade.
Desde a Pré-História, o ser humano entendeu a necessidade da solidariedade, sem a qual não poderia viver. Os homens das cavernas caçavam juntos e dividiam as tarefas do cotidiano para garantir a sobrevivência em uma época em que tudo era um grande desafio.
Com o passar do tempo, a população mundial foi crescendo e necessitou de uma nova organização para que pudesse funcionar. Assim, surgiu a figura do Estado, que centralizava o poder de gerenciamento para o bem comum. Essa centralização, porém, aos poucos se tornou obsoleta para a população da terra, e o Estado já não era suficiente para suprir toda essa demanda. Dessa maneira, foram criadas organizações não governamentais (ONGs) sem fins lucrativos, com a função de ajudar o Estado a cumprir suas metas. A solidariedade patrocinada por essas ONGs tem sido um importante auxílio às pessoas carentes.
O próprio Jesus afirmou: “Amarás teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22,39). Num mundo violento como este em que vivemos, a solidariedade é o único caminho que nos levará à paz. Deve ser praticada diariamente; por isso, é preciso que deixemos de lado o egoísmo para construirmos um mundo mais solidário, melhor para nós e para as futuras gerações.
A sensibilização para a prática de atitudes solidárias diante de questões sociais, educacionais e culturais é o caminho para uma sociedade mais justa e igualitária. O Dia da Solidariedade, comemorado em 31 de janeiro, é apenas um chamativo. O que é necessário é que cada cidadão dedique, se envolva e se disponha a colaborar com o outro nos 365 dias do ano..

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui