Aluna do Colégio Tiradentes foi classificada para a Olimpíada de Língua Portuguesa

240

Uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação
Comunitária (Cenpec), a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o
Futuro tem o objetivo de contribuir para a formação de professores, e tem como objetivo estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita.

Em 2010, com o tema “O lugar onde vivo“, a Olimpíada valoriza a interação das crianças e jovens com o meio em que vivem. Ao desenvolver os textos, o aluno resgata histórias, aprofunda o conhecimento sobre sua realidade e estreita vínculos com
a comunidade.

Os 500 estudantes semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vão participar, de 3 a 18 de novembro, de quatro encontros regionais. Neles serão selecionados os 152 finalistas da competição. Cada aluno estará acompanhado do seu professor de língua portuguesa.

De acordo com a entidade que coordena a segunda edição da olimpíada, os encontros regionais vão reunir 125 semifinalistas por gênero literário: poesia, crônica, artigo de opinião e memórias. Durante três dias, estudantes do ensino fundamental e médio produzirão textos sob a orientação de especialistas e participarão de atividades culturais e de formação. Ao mesmo tempo, comissões designadas pelos organizadores avaliarão os textos elaborados tanto nas escolas quanto de forma presencial.

Dessa avaliação sairão os 152 textos — 38 por categoria — que irão à etapa nacional, prevista para 29 de novembro, em Brasília. Na capital federal serão anunciados os 20 vencedores, cinco por gênero literário.

Os 500 semifinalistas receberão medalhas de bronze e cupons para a retirada de livros durante os eventos regionais; os 152 finalistas receberão medalhas de prata e um aparelho de som; os 20 vencedores (cinco por gênero literário) receberão medalha de ouro e um computador com impressora; as escolas onde estudam os vencedores receberão dez computadores, uma impressora e livros para a biblioteca.

A aluna Karen Aíssa Miranda Moreira, da 5ª série, foi classificada para a fase regional da Olimpíada, sendo um dos 125 melhores textos do país na categoria Poesia. A segunda fase acontecerá em Fortaleza, em novembro, com a presença da referida aluna e a professora Valéria Galdino, viagem promovida pela coordenação do concurso.

A aluna Karen Aíssa é filha do casal Sargento Márcia Miranda e Cb Evandro, ambos trabalham no 11º Batalhão.

2 COMENTÁRIOS

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui