Brasil comemora Dia Mundial sem Tabaco.

305

Brasília – A exposição Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas, no Anexo 2 da Câmara dos Deputados, marca hoje (31) em Brasília o Dia Mundial sem Tabaco. A mostra, que ficará aberta ao público até 11 de junho, apresenta estratégias da indústria do cigarro para atrair fumantes desde o início do século passado.

Para comemorar a data este ano a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu como tema Gênero e Tabaco, com ênfase no marketing para mulheres, com o objetivo de alertar sobre os males que o cigarro causa à saúde e ao meio ambiente.

Também em Brasília, a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) lança publicações sobre o tema, entre elas Gênero e Tabaco – As Mulheres e o Tabagismo, resultado de pesquisas feitas após um seminário promovido em março de 2009.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participa das comemorações às 10h, na área externa da Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão. Na ocasião, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) vai promover o plantio de flores em frente ao prédio como um contraponto aos males causados pelo cigarro. O Inca desenvolveu ainda peças promocionais para uma campanha com o slogan “Mulher, Você Merece Algo Melhor que o Cigarro!”

Em São Paulo, o Instituto do Coração (Incor) promove, das 8h30 às 15h, campanha comemorativa do Dia Mundial sem Tabaco. O evento inclui medição de monóxido de carbono no ar exalado pelo indivíduo, indicador importante do grau de poluição do organismo pelo cigarro. Haverá também campanha de atendimento e orientação ao público, no vão livre do Masp, organizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Com infomações da Agência Brasil.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui