Carnaval do Rio terá marchinhas para coibir foliões de urinarem na rua

305

“Ô fecha a calça que eu quero passar; Xixi na rua eu não vou tolerar.” É com marchinhas como esta que a empresa responsável pela organização do carnaval de rua de 2011 pretende solucionar o problema dos foliões que frequentam os blocos carnavalescos do Rio e urinam no meio das ruas. Sempre que alguém for flagrado, músicos chegarão ao seu lado e tocarão as marchinhas parodiadas.

Escolhido por publicitários o repertório incluiu tradicionais marchinhas como “Abre alas”, “Me dá um dinheiro aí” e “A jardineira”, todas bem humoradas e cheias de ironia.

“As marchinhas, são formas populares de se passar uma mensagem em forma de brincadeira, onde a gente passe uma mensagem séria com o clima carnavalesco. Vamos estimular através da Sebastiana para que os próprios blocos façam brincadeiras usando essas marchinhas. Assim vamos massificar a ideia”, explicou Duda Magalhães, diretor da Dream Factory, empresa responsável pela organização do carnaval de rua de 2011.

A ideia, no entanto, ainda é um pouco restrita. “Não temos um número certo de grupo de músicos que serão contratados. Eles atuarão principalmente nos blocos de maior movimento“, explicou Duda.

Previsão é de mais de dois milhões de foliões
Para o Carnaval 2011, a Riotur prevê que cerca de dois milhões e meio de pessoas frequentem os blocos de rua cariocas. Agentes das secretaria de Ordem Pública e de Saúde, Comlurb, Guarda Municipal e CET-Rio ficarão responsáveis pela fiscalização. Os percursos dos desfiles dos blocos ainda serão definidos pela Riotur.

Outras novidades
Segundo Duda Magalhães, as ruas por onde os blocos vão passar receberão itens decorativos, em especial as avenidas Rio Branco e Princesa Isabel. “Vamos decorar as ruas com gualhardetes recortados fazendo referência a elementos carnavalescos com muitas cores”, disse.

O projeto para o carnaval de rua de 2011 ainda apresenta outras novidades como a implantação de 7400 banheiros químicos, pelo menos três mil a mais que este ano. Haverá também outros 40 containers sanitários. 800 agentes controlarão o tráfego durante os dias de carnaval e gualhardetes e painéis também auxiliarão no trânsito.

A estrutura prevê a disponibilização de UTIs móveis e a publicação de um milhão de exemplares de um guia com o roteiro dos blocos, hotéis, restaurantes, aeroportos e quiosques de informações.

“O objetivo é melhorar cada vez mais a estrutura para o folião e também para quem não curte a festa, sem tirar a espontaneidade e o lado bem humorado do Carnaval de Rua carioca. O carnaval de 2011 será o carnaval da paz, e é baseado nessa ideia que iremos desenvolver o melhor carnaval de rua já visto antes”, disse o secretário de turismo Antonio Pedro Figueira de Mello.

G1

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui