Defesa Civil divulga balanço parcial de apoio humanitário aos municípios

298

BELO HORIZONTE (11/01/10) – A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) divulgou, nesta segunda-feira (11), o balanço parcial da distribuição de material de apoio humanitário aos municípios afetados pelas chuvas. Em todo o Estado, mais de 74 toneladas de alimentos foram enviadas para 87 cidades atingidas por precipitações, que começaram em setembro do ano passado.

De acordo com o boletim do Centro de Controle de Emergências (CCE) da Cedec/MG, 102 municípios mineiros foram afetados pelas chuvas e, desses, 41 estão em situação de emergência. Desde o início do período chuvoso em Minas Gerais, em setembro de 2009, 8.887 pessoas estão desalojadas e cerca de mil desabrigadas. Calcula-se que mais de 430 mil pessoas foram afetadas.

Para o chefe do Gabinete Militar do governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Eduardo Mendes de Sousa, as ações emergenciais do Governo do Estado para atender as famílias que sofreram as consequências das chuvas são suficientes para o período. “Nossos 12 depósitos avançados no Estado estão abastecidos para atender aqueles municípios em situação de emergência que solicitarem ajuda humanitária para assistência à população”, destaca.

Ainda segundo o coordenador, com o prévio preparo do Governo de Minas, a Cedec/MG distribuiu 3.865 colchões, 4.015 cobertores, 1.430 quilos de roupas e aproximadamente 14.700 telhas. Com agilidade, equipes da Cedec/MG atenderam 52 municípios com objetivo de apoiar o executivo local nas ações de resposta, bem como na confecção da documentação necessária para a busca de recursos do governo federal.

Danos humanos e econômicos

A Cedec/MG calculou, ainda, que no período de setembro de 2009 até esta segunda-feira, foram 14 vítimas fatais, 51 feridos e uma pessoa desaparecida. Os danos materiais somam 4.267 casas danificadas e 156 destruídas. Setenta e uma pontes ficaram destruídas e 122, danificadas.

As informações são baseadas em dados enviados pelos prefeitos, coordenadores municipais de Defesa Civil, Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros, através de formulários da Notificação Preliminar de Desastre (Nopred) e da Avaliação de Danos (Avadan). Atualmente, dos 853 municípios mineiros, 658 possuem Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).

Agência Minas

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui