Duas mil pessoas participam da instalação do Fórum Regional Metropolitano

407
Governador Fernando Pimentel participa do Fórum Regional de Contagem 03-09-2015-Contagem Foto: Manoel Marques/imprensa-MG
Governador Fernando Pimentel participa do Fórum Regional de Contagem
03-09-2015-Contagem
Foto: Manoel Marques/imprensa-MG

Fernando Pimentel destaca a importância da participação popular na definição de prioridades para avançar nas políticas públicas regionalizadas

Mais de duas mil pessoas participaram, na manhã desta quinta-feira (3/9), em Contagem, da instalação do Fórum Regional de Governo – Território Metropolitano, que tem como principal objetivo oficializar a participação popular na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas regionalizadas. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, destacou em seu discurso a importância do programa para definir as prioridades de cada região, evitando o desperdício de tempo e de recursos.

“De fato, tem gente que não acredita nesse modelo, nesse sistema, nessa organização, na participação do povo, no diálogo, na possibilidade de você construir um governo eficiente, ouvindo as pessoas. Nós fomos governados por 12 anos em Minas Gerais por gente que não acreditava nisso”, afirmou o governador, ressaltando que a definição de prioridades é a melhor maneira de se governar de forma eficiente, principalmente com a dificuldade financeira da nova gestão, que encontrou um déficit de R$ 7,2 bilhões no orçamento para este ano.

“São reivindicações localizadas, às vezes coisas pequenas, mas que não foram resolvidas. Ficam paradas por anos porque o Governo não sentava para conversar com quem vive os problemas, sejam os prefeitos, a sociedade organizada, os movimentos sociais, os empresários. Será que se o povo mineiro tivesse sido ouvido o Governo do Estado teria gasto na época R$ 2 bilhões para construir aqueles prédios em Venda Nova e colocar aquele título bonito de Cidade Administrativa? Para que aquele mundo de dinheiro para construir aqueles prédios? Havia tanto jeito de resolver. Então porque não chegou perto das pessoas e consultou sobre qual é a real necessidade do Estado?”, ressaltou o governador.

 

O território

O Território de Desenvolvimento Metropolitano é integrado por 90 municípios, divididos em 11 microterritórios: Belo Horizonte, Nova Lima, Caeté, Betim, Contagem, Guanhães, Itabira, João Monlevade, Ouro Preto, Sete Lagoas e Vespasiano.

Os grupos são articulados envolvendo representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representantes do Poder Legislativo estadual e federal, além de representantes da sociedade civil, que serão maioria nos colegiados.

Esta foi a décima terceira instalação de um Fórum Regional, do total de 17 a serem inaugurados. Mais de 12 mil pessoas já participaram dos encontros em várias regiões do estado. Os dados irão ajudar na elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

“Os fóruns nos permitem cumprir o compromisso de trabalhar com transparência para diminuir as desigualdades sociais, criando uma proposta de desenvolvimento regional. As prioridades escolhidas pela população estarão em uma lei que irá orientar o trabalho do Governo nos próximos quatro anos”, explicou o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães.

A mudança de atitude da nova gestão, segundo o prefeito de Contagem, Carlin Moura, já foi sentida em diversas ações no município, com investimentos na ampliação da rede de educação infantil, na instalação das câmeras do Olho Vivo, na inauguração do Conjunto Habitacional Barraginha, na retomada de obras da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e na inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) JK.

“Há muito Minas Gerais esperava por esse momento do encontro do seu povo com o seu governante. E isso tem um significado muito forte, porque mineiro que não dialoga não é verdadeiramente mineiro. Temos que parabenizar o governo de diálogo voltado para as prioridades de nossa gente”, afirmou o prefeito.

 

Mobilização 

Articulador dos Movimentos Sociais de Betim, Frei Felipe Marcelino da Silva aprovou a iniciativa do Governo em ampliar o diálogo com a população, para, segundo ele, “romper o abismo construído nos últimos anos entre as demandas populares e o Governo Estadual”.

“Esperamos que, com este fórum, enquanto espaço para se ouvir os diversos segmentos da região, consigamos mudar essas situações, iniciando um novo tempo em nossa política, com um Governo mais atento e mais sensível às demandas da população”, disse Frei Felipe.

A deputada estadual Marília Campos, que representou a Assembleia Legislativa no evento, destacou a importância de se descentralizar o processo de decisão. “Nós sabemos que a população é a melhor fonte de consulta para elaborar diagnósticos. Nós sabemos que os cidadãos sabem quais são as soluções para os seus problemas, porque todos nós queremos viver melhor em nossas cidades. Essa proposta de construir os fóruns não apenas democratiza e constrói cidadania, mas descentraliza o desenvolvimento econômico e social do nosso estado”, afirmou.

Também participaram da solenidade secretários de Estado, diretores de empresas ligadas ao Estado, prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores, presidentes de associações de municípios e representantes de diversos movimentos sociais.

 

Municípios integrantes do Território da Metropolitano
Araçaí Fortuna de Minas Pequi
Baldim Funilândia Piedade dos Gerais
Barão de Cocais Guanhães Prudente de Morais
Bela Vista De Minas Ibirité Raposos
Belo Horizonte Igarapé Ribeirão das Neves
Belo Vale Inhaúma Rio Acima
Betim Itabira Rio Manso
Bom Jesus do Amparo Itabirito Rio Piracicaba
Bonfim Itambé do Mato Dentro Rio Vermelho
Braúnas Jaboticatubas Sabará
Brumadinho Jequitibá Sabinópolis
Cachoeira da Prata João Monlevade Santa Bárbara
Caetanópolis Juatuba Santa Luzia
Caeté Lagoa Santa Santa Maria de Itabira
Capim Branco Maravilhas Santana de Pirapama
Carmésia Mariana Santana do Riacho
Catas Altas Mário Campos Santo Antônio do Itambé
Conceição do Mato Dentro Materlândia Santo Antônio do Rio Abaixo
Confins Mateus Leme São Domingos Do Prata
Congonhas do Norte Matozinhos São Gonçalo do Rio Abaixo
Contagem Moeda São Joaquim de Bicas
Cordisburgo Morro do Pilar São José da Lapa
Crucilândia Nova Era São Sebastião do Rio Preto
Dionísio Nova Lima Sarzedo
Divinolândia de Minas Nova União Senhora do Porto
Dom Joaquim Ouro Preto Serra Azul de Minas
Dores de Guanhães Papagaios Sete Lagoas
Esmeraldas Paraopeba Taquaraçu de Minas
Ferros Passabém Vespasiano
Florestal Pedro Leopoldo Virginópolis

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui