Foguete Orion é lançado do Centro de Lançamento de Alcântara

195
Foto Tribuna do Norte
Foto Tribuna do Norte

Foguete Orion é lançado do Centro de Lançamento de Alcântara
O Centro de Lançamento de Alcântara lançou com sucesso o foguete Orion, exatamente às 16h25min desta sexta-feira (29), chegando a uma altitude de 93,7 km e, após 5mim de vôo, caindo a 80,9 km da costa maranhense, alcançando todos os objetivos da Operação Maracati I.

O nome da Operação é uma alusão a uma Comunidade Quilombola

Foto Tribuna do Norte

localizada no Litoral Ocidental Maranhense. O lançamento contou com a participação do efetivo do CLA, de técnicos Alemães e Suecos, e recebeu o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT) e envolvimento do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA). A operação também mobilizou outras organizações da Força Aérea Brasileira como o Esquadrão de Patrulha e de Evacuação Aeromédica.

Foto Tribuna do Norte
Foto Tribuna do Norte

O objetivo do lançamento do Orion foi realizar treinamento de recursos humanos e a verificação dos meios operacionais do Centro de Lançamento de Alcântara, além do intercâmbio com o Centro Espacial Alemão (DLR) nos campos tecnológicos e científicos. O foguete foi desenvolvido pelo Centro Espacial Alemão (DLR) sendo mono-estágio, um propulsor denominado Improved Orion, pesando 419 kg. O propulsor IO é carregado com

Foto Tribuna do Norte

combustível sólido. Na ocasião, o foguete foi ocupado com equipamentos e instrumentos alemães, voltados para a trajetografia durante a realização do vôo.

Com o sucesso do lançamento do foguete Orion, o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) cumpre mais uma etapa do desenvolvimento da tecnologia nacional para a independência do Brasil na área de tecnologia aeroespacial.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui