Governador Aécio Neves em Maceió

344
O governador Aécio Neves foi agraciado com a Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca
O governador Aécio Neves foi agraciado com a Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca Fotos: Thiago Sampaio

O governador Aécio Neves foi agraciado com a Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca, neste domingo (15/11), em Maceió/AL. A solenidade marca os 120 anos da Proclamação da República. Além do governador mineiro, outras 10 pessoas foram agraciadas com a comenda, concedida pelo Governo do Estado de Alagoas.

Instituída em 2003, é outorgada, a Medalha é concedida anualmente, no dia 15 de novembro, por decreto governamental, aos cidadãos brasileiros ou estrangeiros que tenham contribuído no processo de consolidação da democracia social no País. O governador Aécio Neves foi agraciado em 2008, mas recebeu neste ano, das mãos do governador de Alagoas, Teotônio Vilela.

aecio 3Os agraciados de 2009 com a Medalha do Mérito da República Marechal Deodoro da Fonseca são: Hermógenes Filho, Cacá Diegues, Viviane Senna, Ledo Ivo, Hermeto Pascoal, Djavan, Candido Ribeiro Toledo, Elisabeth Carvalho Nascimento, ministro Humberto Eustáquio Martins e Francisco Augusto Carlos

 

Solenidade também marcou os 120 anos da Proclamação da República no Brasil

“A República permitiu aos brasileiros, a partir da proclamação feita pelo Marechal Deodoro, definirem o seu futuro. E esse é um momento de reverência que todos brasileiros fazem a esse grande alagoano, a esse grande brasileiro”, afirmou o governador, em entrevista.

Ao falar da homenagem, o governador Aécio Neves destacou a importância do Estado de Alagoas no desenvolvimento do Brasil. “Alagoas é um estado que busca, com a força da sua gente, superar as suas dificuldades e vem fazendo isso com muito esmero. Alagoas é uma referência importante não apenas pelas suas belezas naturais, que são extraordinárias, quase que incomparáveis, mas é um estado que busca o seu espaço neste momento de desenvolvimento por que passa o país”, destacou.

Marechal Deodoro

A entrega da comenda no dia 15 de novembro é um reconhecimento à atuação de Marechal Deodoro da Fonseca na história brasileira, culminada com a proclamação da República neste dia no ano de 1889.

Marechal Deodoro nasceu na cidade de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro, em 1827. A partir dos 21 anos, passou a integrar as tropas do Exército Brasileiro e atuou em diversos conflitos como a Guerra do Paraguai.

Após a Proclamação da República, Marechal Deodoro assumiu o governo provisório do Brasil. Em 1891, foi eleito pelo Congresso Nacional presidente do Brasil. Devido aos problemas econômicos do país, renunciou ao cargo poucos meses após a eleição. Morreu em 1892, no Rio de Janeiro.

 Fonte: Assessoria de Imprensa do Governador

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui