Lajinha não perde tradição e realiza XXll EXPOAL

789

Por Devair Guimarães de Oliveira

Foram 4 dias de muita alegria

A festa começou dia 22 com abertura oficial na sexta-feira 24 com a presença de várias autoridades, empresários, prefeitos, vereadores e parceiros da prefeitura que vieram das cidades vizinhas,  muitos amigos e filhos da terra que aproveitaram os dias de festas para rever os amigos e familiares e comemorar os 73º aniversário do município de Lajinha.

Mais de oito mil pessoas ouviram atentamente as palavras das autoridades municipais e alguns visitantes que vieram prestigiar a festa, dentre elas o Presidente da câmara municipal de Lajinha Paulo Cesar, Vereadora Alzira, vereador Beto Lamparina, Ronaldo Moura representando o deputado José Henrique, prefeito de Chalé Elmir, pastor Sávio Elias e o vice-prefeito Adriano Alvim.

Paulo Cesar presidente da câmara fez questão de frisar que a prefeitura estava realizando a festa, mas com responsabilidade. “Este governo pensa em primeiro lugar no povo, os funcionários estão recebendo em dia, o plantão da saúde estão lá os médicos, os professores da educação tiveram aumento de 100% no salário a partir de 10 de julho, as pessoas vão receber padrão para colocar luz em suas casas, conseguimos também que os moradores que estão até 15 metros do rio possam colocar energia elétrica em suas residências.” Explicou Paulo Cesar

O vereador Beto Lamparina ressaltou os avanços da administração. “Dentre o muito que foi realizado temos no momento uma unidade básica de saúde sendo construída no Areado e outra no Distrito do Prata, a merenda escolar da melhor qualidade e o mais importante a nossa educação é motivo de orgulho para todo lajinhense ela foi classificada em 6º lugar no IDEB com a nota 7,5 do ensino básico no Brasil.” Disse o vereador.

Vereadora Alzira Machado Fernandes, lembrou das variedades de atrações nos quatro dias de festa, dentre elas o 7º encontro de Trilheiros. As pessoas com deficiência mental hoje são tratadas aqui na cidade. “Lajinha recebe com carinho os nossos visitantes que nos prestigiam, agradeço o companheirismo e a parceria da CREDICAF e COOCAFÉ que é orgulho de nosso município.” Ressaltou a ex-presidente da câmara.

Vice-prefeito Adriano Rangel Oliveira Alvim, foi o responsável direto pela a realização da festa. “Em primeiro lugar cumprimento todo o povo, e como já foi dito aqui quero ressaltar a grande parceria de 7 anos com a COOCAFÉ e CREDICAF que muito nos ajuda em nosso município, nossa administração desde o primeiro dia em que assumimos juntamente com o prefeito Sebastião Moreira que implantou uma administração com responsabilidade, resgatando a dignidade e a auto-estima dos funcionários que chegava o dia de pagamento não sabiam se iriam receber. Com muitas dificuldades o prefeito Tião foi colocando a casa em ordem, pagamento dos funcionários é sagrado e foi por isso que demoramos a decidir se iríamos fazer ou não a festa, porque jamais esta administração colocaria em risco o atraso de pagamento, os funcionários vêm para essa festa com dinheiro no bolso, pois o salário está em dia, e a festa está acontecendo para a alegria do nosso povo que é humilde, mas batalhador. Quero dar algumas notícias: a prefeitura adquiriu um grande terreno de 5 alqueires de terra no Areado onde será construído o novo parque de exposição de Lajinha já a partir do ano que vem o local será amplo com toda infraestrutura para dar melhor conforto aos nossos munícipes e visitantes. Com recurso próprio a prefeitura adquiriu mais uma ambulância, mais um ônibus para a educação e o SAAE está entregando um caminhão novo. Agradeço também ao Deputado Mauro Lopes e ao Deputado José Henrique e o meu muito obrigado a todos e boa festa.” Concluiu Adriano. 

Curiosidade

Lajinha possui três datas comemorativas. Sabe por quê?
– A emancipação política do Município se deu em 17 de dezembro de 1938 por decreto do Governo do Estado de Minas Gerais. Portando, 17 de dezembro é a data oficial do aniversário da cidade.

– Para as comemorações da emancipação, foi nomeada uma comissão responsável para organizar os festeijos. A comissão, por sua vez, publicou um panfleto convidando a população para a festa de emancipação da cidade que se realizaria no dia 1º de janeiro de 1939. Passado algum tempo foi criado e oficializado o Brasão de armas do Município e nele foi grafado a data de 1º de janeiro de 1939, data da festa, quando na relidade deveria ter sido 17 de dezembro de 1938, data da emancipação.

Para a próxima festa da cidade, os organizadores contaram com o imprevisto das chuvas que aconteceram na região no período de dezembro a maio do ano seguinte, e então somente conseguiram realizar as festividades no mês de junho, no dia 22, e desde então os Lajinhenses teem conhecimento de que o aniversário de Lajinha é 22 de junho. – Em razão desse fato, a geração atual desconhece a data real do aniversário da cidade que é 17 de dezembro de 1938.

Wikipédia.

4 COMENTÁRIOS

  1. É um absurdo o SICOOB e a COOCAFÉ utilizar recursos particulares para patrocinar festa de cidade. A prioridade teria que ser os próprios cooperados. Depois fazem assembléia dizendo que não sobrou nada. Tá explicado. Distribuiram o lucro com os chegados.

  2. O que os vereadores e a vice-prefeito falaram é tudo mentira. A saúde está uma porcaria (a secretaria estadual está pensando em fazer uma intervenção na cidade). A educação tem o pior salário da região. Tudo balela para enganar quem não mora aqui.

  3. Verdade…td balela pra enganar os outros q não são da cidade…e agora o que eles vão dizer nessa expoal que para mim está mais para um arraiá do que exposição. Um município onde td vai mal, saúde precaria, buracos na ruas, lixo por todo lado, a pior administração do estado…tem mais é q fazer arraiá…e bão tamémmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!

  4. kkkkkkkkkkkkkkk eu ri demais na hora que o Latino foi fazer osa agradecimentos : quero agradecer a sicoo”p” e a cococafé kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui