Manhuaçu realiza 4ª conferência das cidades

583
Secretário de Agricultura Vinicius de Resende
Secretário de Agricultura Vinicius de Resende

Dr. Vinicius falando sobre a 4 º Conferência da Cidade
Falando à nossa reportagem o Secretário Municipal de Agricultura Industria e Comércio, Vinícius de Resende.

“A  4ª  conferência pode-se dizer que foi um sucesso, graças a Deus uma boa participação atendendo às nossas expectativas onde os diversos segmentos da sociedade de Manhuaçu compareceu participando efetivamente, com uma demonstração de um ato democrático com uma participação popular para tratar de assuntos sobre Desenvolvimento Humano onde também tivemos uma palestra do Dr. Mauro Bomfim, muito feliz na sua explanação, identificando os desafios  a serem seguidos para o município. Para a Prefeitura Municipal consideramos que foi um sucesso o evento,abrindo oportunidade para que todos os munícipes através de seus órgãos de representação estivessem aqui participando, colaborando, sugerindo, apontando os problemas e apresentando possíveis soluções para as dificuldades do município. Este é um requisito do governo federal onde esta etapa municipal é uma preparação para a etapa Estadual que vai acontecer em março e logo em seguida para a etapa nacional onde as sugestões Serão encaminhadas para apreciação do Governo Federal. ”

Palestrante Dr Mauro Bomfim
Palestrante Dr. Mauro Bomfim

Dr. Mauro Bomfim um dos palestrante fala a nossa reportagem.
Jornal das Montanhas – Qual a principal finalidade da conferência?
Dr. Mauro Bomfim – A Conferência da Cidade é fundamental e indispensável no dia-a-dia das pessoas porque já se disse que ninguém vive na União ninguém vive em Estado, e sim na cidade. Nós abordamos nesta 4 º conferência municipal os avanços, as dificuldades e desafios de um planejamento do desenvolvimento urbano, entre os principais avanços nós destacamos o plano diretor e hoje destacamos também no governo ferderal a presença de um Ministério da Cidade, ou seja, um ministério específico para cuidar de cidades. Nós realçamos  o chamado triângulo da excelência quando se trata de planejamento urbano, desenvolvimento urbano que é o planejamento, a ação e a inovação, abordamos também como principais dificuldades e uma delas é brutal , a escassez de repasses de recursos financeiros e transferências voluntárias para os municípios . Nessa brutal concentração de renda na mão da União e do Estado, sobra muito pouco para os municípios executarem as demandas das políticas públicas principalmente na área urbana de política habitacional, a questão do tráfico, da recuperação do rio que atravessa a cidade e entre os nossos desafios colocamos realmente em relação a Manhuaçu, uma cidade de um terreno acidentado, de morros e muitos que realmente merece ter um tratamento destacado por parte do Estado e do Governo Federal para que realmente programas como o PAC e o “Minha Casa, cheguem em Minha Vida” . Manhuaçu com um maior volume de recursos em relação até mesmo a outras cidades dada a geografia da cidade atípica, que a torna uma cidade cheia de problemas que sozinho o executivo municipal, apesar do extraordinário esforço do Prefeito Sérgio Breder, não consegue resolver, essas são as nossas abordagens.

JM — Quais os Benefícios que essa conferência pode trazer “para o município?
Dr. Mauro Bomfim – Ao final da conferência eleitos serão quatro candidatos que estarão indo à Conferência Estadual das Cidades junto à SEDU (Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado) e levando as propostas para uma Síntese Melhoria do Desenvolvimento Urbano do estado e depois desta conferência estadual tudo isso desaguará em Brasília que é o centro das decisões nacionais onde no Ministério das Cidades aprovadas certamente serão as propostas e medidas emergenciais para implementar aqui em Manhuaçu, isso depende de recurso do governo federal porque o Estado também não tem, quem é dono da chave do cofre é uma União,  a serem assegurados pelo Ministério das Cidades.

JM — Em suas considerações finais o que mais Gostaria de abordar?
Dr. Mauro Bomfim – As cidades  de modo geral enfrentam problemas de toda ordem porque lamentavelmente isso vem de muitos anos, o Campo está deserto, o meio rural está se desertificando, como pessoas estão vindo para as cidades, que oferecem mais atrativos, um comércio e uma melhor qualidade de vida, as cidades estão sendo super-povoadas, estão com uma brutal concentração populacional, isso é um problema muito sério, precisamos a cada dia repensar o futuro das cidades e quando se tem um grupo permanente de trabalho para  diagnosticar problemas será mais fácil combatê-los.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui