2º ano do “Meninos na janela” em Manhuaçu

314

meninos na janelaNovamente é Natal. Ele volta a cada ano e é sempre novo.
A gente nunca se cansa dele.
Natal é a novidade das cousas eternas. Tem sabor do céu.
Por isso, tem gosto de esperança, como tem ressonâncias de uma sinfonia que nunca termina…
Assim, a E. E. Monsenhor Gonzalez CONVIDA V. Srª e família para a II CANTATA DE NATAL “Meninos na Janela” que se realizará no período de 14 a 18 de dezembro às 19h, na Rua Dr. José Fernandes Rodrigues, 522 – centro – Manhuaçu/MG.
“O Natal visto com os olhos da fé, o Natal que eleva as almas que buscam a Deus, na voz de nossas crianças, não se acaba…”

Nossa reportagem entrou em contato com a escola para saber melhor sobre o projeto, confira entrevista feita com a Diretora da Escola Monsenhor Gonzalez, Luizaura Januário:

Jornal das Montanhas – Há quanto tempo vocês realizam esse projeto com as crianças da escola?
Luizaura – Este é o segundo ano, um projeto que foi  idealizado pelas professoras de ensino religioso, deu certo no ano passado, e fomos cobrados até pela sociedade de Manhuaçu para que se repetisse este ano, nós realizamos a segunda cantata que neste ano já leva o nome de “Meninos na janela”, um nome carinhoso que nos foi dado pela vereadora Maria Imaculada, adotamos esse nome porque achamos muito carinhoso.

JM – Por quanto tempo as crianças foram treinadas para essa cantata?
Luizaura – Fazemos os ensaios nos meados do mês de novembro, este ano começamos no dia 11. Os ensaios são feitos com aquelas crianças que os pais autorizam a participar porque é um número limitado, então eles recebem um ofício circular onde nós orientamos o que vai acontecer e quem quiser participar dá o nome e posteriormente são feitos os ensaios.

JM – Em alguns países a música é disciplina obrigatória em todas as escolas. O que a senhora acha disso?
Luizaura – O nosso ensino estadual não oferece a música em si na grade curricular, mas oferece artes e junto com ela está a música, mas independente disso o professor de séries iniciais trabalha muito com música, não temos um professor habilitado em música, são as professoras de Ensino religioso que ensaiam as crianças juntamente com as professoras regentes de turma, elas se desdobram porque não tem noção por não serem especializadas em música, mas se desdobram e fazem esse espetáculo bonito que vimos ontem e assistiremos até sexta feira.

JM – Quais são os benefícios desse projeto?
Luizaura – O objetivo do projeto é trabalhar com a criança o Natal, não só a parte consumista do Natal, pois é o nascimento de Jesus e as músicas falam muito bem sobre isso, trazem a mensagem de Natal, são trabalhadas com as crianças estas músicas e elas sabem que com o natal não se espera apenas os presentes, nós é que ganhamos um presente com o nascimento de Jesus, a nossa salvação. Isso para as crianças reflete em casa, a sociedade de Manhuaçu quando assiste “Meninos na janela” vê que as crianças tentam transmitir o que elas aprenderam, um Natal com uma noite feliz mesmo. É uma forma de mostrar para as crianças e para a sociedade que o Natal tem que ser comemorado, mas de forma realmente Cristã.

JM – Em suas considerações finais o que você gostaria de dizer?
Luizaura – Gostaria de agradecer às pessoas que estão envolvidas nesse projeto que se transforma agora em um programa, pois pretendemos apresentar para a sociedade todos os anos, especialmente à professora Maria Aparecida Fernandes e à professora Sandra Heringer que são professoras de Ensino Religioso da escola que se desdobraram nesses dois últimos meses para a realização do evento, de uma parceira que a escola tem que é a Jaqueline uma amiga da escola que no final do vem e se prontifica a ajudar, a professora Maria Angélica, aos pais que se comprometeram e às crianças, queremos agradecer e convidar as pessoas para virem nos prestigiar, acreditamos que a cantata vai se tornar uma tradição em Manhuaçu como tem em outras cidades de todo país.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui