Palestra da Ong Pró-Rio Manhuaçu na escola Cordovil Pinto Coelho

340
Dr. Keller Filgueiras

Em comemoração ao Dia da Água a Escola Estadual Cordovil Pinto Coelho realizou pesquisas e trabalhos junto aos alunos da instituição de forma a mostrar a importância do dia para lembrar a necessidade de ações a proteger este valioso bem para a humanidade.

No dia 27 de março a convite da supervisora Fabiana Monteiro Mucida, a ONG Pró-Rio Manhuaçu apresentou palestra proferida pelo Dr. Keller Filgueiras, um dos fundadores da organização em 2003.

Com a colaboração das professoras Eloísa Ferreira da Cruz, Fernanda Carvalho Silva Aquino, Rosemary Vasconcelos Barbosa e Valéria Vieira Souza Menezes os alunos das 4ª séries do ensino fundamental participaram atentos. A ONG pôde demonstrar a importância dos cuidados com a água e o que deve ser feito para minimizar os efeitos das enchentes na cidade de Manhuaçu.

O Dr. Keller apresentou a organização e seus objetivos. De forma sucinta discorreu os relatórios do Prof. Nilo de Oliveira Nascimento vinculado à Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Viçosa que propõe de forma técnica as soluções para as inundações após dois anos de estudo do tema na cidade entre os anos de 2005 e 2007. “Embora não tenhamos convivido nos últimos anos com as inundações é importante mostrar que as propostas do Prof. Nilo devam ser contempladas antes que ocorram tantos mais prejuízos e até mortes como as deste ano como assistimos em várias cidades como Muriaé, Ponte Nova, Brumadinho, Guidoval, dentre outras.” Aconselha Keller.

A apresentação abordou, ainda, a necessidade de investimentos na ordem de R$ 140 mil reais a contemplar um sistema de previsão e alerta de inundações proposto também pelo Prof. Nilo. “O sistema é necessário por avisar ao poder público de forma concreta a possibilidade de enchentes e este programará as ações a serem praticadas e avisará à população. Tem uma previsão calculada considerando-se dados obtidos junto aos órgãos de meteorologia e a realidade local nos momentos de grande índice de chuvas. Serão instalados sensores com tecnologia GPS em locais já definidosem São Joãodo Manhuaçu e Luisburgo com uma central informatizada de coleta de dados na cidade”. Comentou Filgueiras.

Segundo a supervisora Fabiana a palestra foi importante por mostrar uma realidade local relacionada diretamente à vida dos moradores da cidade e informar aos alunos a importância das ONG´s no contexto municipal a proporem soluções para os problemas junto aos organismos públicos.

O Diretor Oziel Mendes de Paiva Júnior elogiou a apresentação, pois mostrou o que a ONG Pró-Rio Manhuaçu tem feito voluntariamente na busca a se resolver este grave problema que assola a cidade há anos. “Quero poder trazer esta palestra da ONG também aos demais alunos devido à importância do tema para a cidade”. Destaca Júnior.

2 COMENTÁRIOS

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui