Falha de distribuição de energia em Itaipú

214

LEVANTAMENTOS PRELIMINARES NÃO APONTAM CAUSAS ATMOSFÉRICAS LOCAIS!

itaipu(2)Uma falha na transmissão de energia teria provocado o blecaute que atingiu diversos estados brasileiros na noite da terça e madrugada de quarta-feira. Os levantamentos preliminares das causas apontaram para possíveis eventos atmosféricos severos, como tempestades e vendavais, quando a queda ou avaria em torres de transmissão teriam dado origem ao problema.

De fato ocorreram fortes rajadas de vento durante a tarde/noite no Estado do Paraná (ventos acima de 75 km/h), entretanto, estas ocorrências não coincidem com o horário da falha no fornecimento de energia, que foi por volta das 22:00 horas. Não foram registradas chuvas significativas e as áreas de instabilidade mais intensas estavam localizadas mais ao norte, na divisa com o Estado de São Paulo, conforme demonstram as imagens de satélite abaixo.

Em relação às descargas atmosféricas, também não foram registradas quantidade significativa de raios na hora do blecaute. Salienta-se que, não está descartada a possibilidade danos causados por eventos atmosféricos em áreas mais afastadas, como nas longas linhas de transmissão entre o norte do Paraná e o restante do Sudeste, proporcionando um efeito acumulativo no sistema, que poderia repercutir em Itaipu. Especificamente na Usina, não foram observados eventos severos no horário da ocorrência.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui