Governo cria grupo de trabalho para coordenar ações sobre desastre em Mariana

162

984191-mg09112015-_wdo7474 (1)Mariana (MG) – Distrito de Bento Rodrigues foi atingido pela lama devido ao rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Desastre de Mariana afetou mais de 660 quilômetros de rios. O Ministério do Meio Ambiente criou um grupo de trabalho com a finalidade de coordenar as ações em âmbito federal relacionadas ao rompimento da Barragem do Fundão, no dia 5 de novembro, no município de Mariana (MG).

O grupo será responsável por avaliar os danos ambientais, estabelecer diretrizes e acompanhar os trabalhos de recuperação e revitalização ambiental dos rios Gualaxo do Norte, Carmo e Doce e dos ecossistemas atingidos.

A equipe será formada por representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A criação do grupo de trabalho foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (7).

É lamentável a situação dos atingidos por este terrível acidente, até agora pouca coisa ou quase nada foi feito para garantir os prejuízos de todos que foram prejudicados. Em qualquer país sério os responsáveis já estariam na cadeia, mas aqui no Brasil se prende um coitado lavrador que mata um tatu para se alimentar, mas os poderosos que investem nas campanhas políticas, matam dezenas de pessoas, matam milhões de animais, mais de 660 quilômetros de rios, destroem dezenas de propriedades tirando o ganha pão de centenas de pessoas, até o momento de concreto pouco se fez.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui