Governo federal doa mais 54 veículos ao Rio de Janeiro para combate à dengue

198

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) doou hoje (20) 54 veículos modelo picape para serem usados no combate à dengue, pela prefeitura do Rio de Janeiro e pelo governo fluminense. Os carros fazem parte de uma frota de mais de 400 veículos que haviam sido emprestados ao governo do estado e a prefeituras fluminenses entre 2002 e 2004, mas que estavam sem condições de uso por falta de manutenção e por problemas com multas e documentação.

Os veículos doados hoje se juntam a outros 66 que já haviam sido recuperados dessa frota e cedidos à prefeitura no ano passado. A intenção é entregar ao governo do Rio mais 70 carros recuperados até fevereiro de 2011.

Segundo o presidente da Funasa, Faustino Lins, a doação é uma alternativa melhor do que o empréstimo, porque transfere a propriedade dos veículos à prefeitura e ao estado, junto com a responsabilidade pela manutenção.

Quando os veículos estavam apenas emprestados, o governo federal mantinha a propriedade das picapes, mas não tinha condições de fiscalizar a manutenção e o pagamento das multas, que eram de responsabilidade do estado e das prefeituras.

“A administração disso ficava meio difícil, porque estava com o estado e com o município, mas o governo federal, de longe, não tinha como fazer o acompanhamento. Além da falta de manutenção, havia a questão de multas e de IPVA que não eram pagos. Isso fazia com que os veículos permanecessem parados”, disse.

De acordo com Faustino Lins, a doação dos carros também amplia a frota dos governos locais justamente no verão, momento em que aumenta o risco de epidemias de dengue e que, por isso, amplia-se a necessidade de movimentação dos agentes de saúde. O Rio de Janeiro é considerado pelo Ministério da Saúde como um estado de alto risco para epidemia de dengue neste verão.

Agência Brasil

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui