Governo Figueiredo (1979 – 1985)

232

João Batista de Oliveira Figueiredo, ex-presidente marcou a saída dos militares do poder.

O governo do general Figueiredo foi marcado por uma enorme crise econômica e o processo de reabertura política do país. Uma das principais medidas tomadas por esse novo governo foi abolir o sistema bipartidário e realizar a anistia política dos militares e perseguidos políticos. Inicialmente, o projeto de anistia não iria beneficiar todos envolvidos com crimes políticos, no entanto, o projeto de lei sofreu alterações que perdoava todos os acusados de praticar tortura e devolvia direitos políticos plenos aos exilados.

Uma grande reforma estabeleceu a criação de diversos partidos políticos.

O partido ARENA, (Aliança Renovadora Nacional) transformou-se no Partido Democrático Social (PDS) e abrigava os conservadores e beneficiários da ditadura.

O MDB, que realizava a tímida oposição durante a linha dura, transformou-se em Partido do Movimento Democrático brasileiro (PMDB). Novos partidos também apareceram: Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Popular (PP).

5 COMENTÁRIOS

  1. Foi um governo que deu a abertura política para os brasileiros, ele sabia muito bem o que estava fazendo, pois também foi refugiado seu pai teve que deixar o Brasil e João Figueiredo sabia o sofrimento do povo asilado. Por isso promoveu anestia e a partir daí nossos políticos começaram a voltar para o país e tivemos eleições e aos poucos foi melhorando, mas está longe de uma democracia que merecemos. Há liberdade até demais chegamos ao ponto de termos hoje um montão de políticos corruptos que ainda não deixaram o governo e nem foram punidos. A liberdade é muito boa quando há trabalho para todos saúde para todos, melhorou mas poderia estar melhor se não tivesse tantas autoridades roubando o dinheiro do povo.
    1) Juízes 2) Delegados 3) Policiais 4) Prefeitos 5) Deputados 6) Ministros 7) É muita gente toda semana a Veja vem recheada de denúncias, e os jornais todo dia tem denúncias onde vamos parar…

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui