HCM inaugura terceiro acelerador linear

204
Secretário da saúde, governador Anastasia e o deputado federal Lael Varella, foto Larissa Assis

O parque Radioterápico do Hospital do Câncer de Muriaé vem se consolidando como centro de excelência no tratamento do câncer. Nesta sexta-feira, 08 de julho, às 12h30min foi inaugurado o 3° Acelerador Linear em um novo ambiente de tratamento. Além das autoridades locais, o Governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, esteve presente e eu seu discurso enalteceu o Hospital do Câncer de Muriaé que vem realizando um ótimo trabalho em Muriaé atendendo pessoas de todas as regiões de Minas e até de outros estados. Com a inauguração do equipamento irá possibilitar um aumento de 50% da atual capacidade de tratamento, passando de 12.420 para 18.630 aplicações por mês.

Atualmente a instituição possui os melhores sistemas de tratamento disponíveis no mercado, também utilizados nos hospitais oncológicos de referência em todo o mundo, como o Albert Einstein em São Paulo, MD Anderson em Houston, Hospital da Universidade da Califórnia em San Francisco, Memorial em Nova York dentre outros hospitais dos Estados Unidos e dos Países Europeus. Porém, o grande diferencial é que todo esse equipamento de ponta e investimento não são para oferecer tratamento aos pacientes particulares, pelo contrário, 98% do atendimento do hospital

foto Larissa Assis

muriaeense é direcionado aos pacientes do Sistema Único de Saúde.

O físico-médico do HCM, Marcelo Saraiva, explica que os serviços que disponibilizam tratamentos sofisticados como a Radioterapia conformacional, Braquiterapia de Alta Taxa de Dose, Radiocirurgia, Radioterapia de Intensidade modulada (IMRT), como é no hospital do câncer de Muriaé, são capazes de proporcionar uma maior Probabilidade de Controle Tumoral (PCT) e menor Probabilidade de Complicações nos Tecidos Normais (PCTN) dos pacientes tratados. “Havendo maior PCT e menor PCTN, atingimos nossos objetivos. Ficando o paciente bem tratado, uma vez que, o número de complicações diminui”, disse o médico.

A Radioterapia é um dos pilares do tratamento oncológico. Para este tratamento são utilizados feixes de radiação ionizante capaz de causar danos letais aos tecidos neoplásicos, destruindo ou inibindo o crescimento do tumor. Os feixes de radiação são produzidos pelo equipamento de tratamento chamado Acelerador Linear e a precisão do tratamento esta diretamente ligada à sofisticação dos equipamentos e a qualificação da equipe.

O gerente administrativo do HCM, José Alexandra, Esta inauguração é muito especial, porque mostra a preocupação do Hospital do Câncer de Muriaé (HCM) em disponibilizar à população tratamentos com elevadíssimos níveis tecnológicos. No Brasil, poucas vezes encontrados em instituições que cobram altos preços por estes tratamentos.

Atualmente a Radioterapia do HCM conta hoje com: dois Radioterapeutas, dois Físicos Médicos, um Físico Dosimetrista, um auxiliar em Radioproteção, uma equipe de enfermagem e cinco técnicos em Radioterapia. Nos casos de Radiocirurgia entram para a equipe dois neurocirurgiões.

veja matéria completa na edição 106 do Jornal das Montanhas páginas 8 e 9

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui