Investimentos em educação e saúde continuam distante dos padrões internacionais

198

Apesar de terem crescido nos últimos dez anos, os investimentos públicos nas áreas de saúde, infraestrutura e educação no país, ainda estão longe de alcançar os padrões internacionais, segundo levantamento apresentado hoje (15) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre o ano de 2010.

O estudo Brasil em Desenvolvimento: Estado, Planejamento e Políticas Públicas destaca o papel que as áreas sociais desempenharam, na primeira década dos anos 2000, para sustentação e dinamização da economia.

Na educação, os investimentos públicos representaram 5% do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o Plano Nacional de Educação, o padrão internacional, que é de 7%, seria alcançado em 2020. Há dez anos, eram investidos cerca de 3% do PIB na educação. Na saúde, os investimentos somaram 3,77% do PIB. Em dez anos, houve crescimento de 1,27 pontos percentuais. “Seria necessário quase dobrar os investimentos para alcançar o padrão internacional de 7%”, explicou Aristides Monteiro Neto, coordenador do estudo.

Os recursos destinados ao setor de infraestrutura de transporte, por sua vez, representaram 0,7% do PIB, enquanto o padrão internacional é 3,4%. Há dez anos, o percentual era 0,2%. Os padrões têm como base os países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que agrupa os países mais industrializados do mundo.

“Temos um caminho ainda de construção de investimento na área social. O desafio é fazer isso sem comprometer as exigências do investimento em infraestrutura”, disse o presidente do Ipea, Marcio Pochmann. Um dos caminhos apontados pelo estudo é estimular investimentos pelo setor privado. De acordo com o estudo, o setor público atuou fortemente no estímulo a atividade produtiva nos últimos anos, mas a capacidade de investimentos já chega a um limite.

Para Monteiro Neto, diante da possibilidade de esgotamento das fontes de recursos, que não permitiria alcançar os patamares internacionais nas áreas sociais em médio prazo, é necessário ter foco na aplicação das políticas. “Países da América do Sul e Ásia que gastam 5% do PIB tem padrões educacionais melhores que o Brasil. Eles nos apontam que nem tudo é recurso financeiro. A melhor utilização do recurso existente pode gerar melhores resultados”.

O estudo mostra, ainda, um crescimento dos investimentos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, diminuindo a disparidade histórica com o Sul e o Sudeste. “Percebemos uma inflexão do ponto de vista da geografia do investimento. As regiões que eram menos dinâmicas foram as que mais cresceram. A região Centro-Oeste, por exemplo, é onde mais cresceu o setor industrial”, disse Pochmann.

Agência Brasil

1 COMENTÁRIO

  1. Anvisa revoga RESOLUÇÃO sobre embalagens de CIGARROS

    Prezados Cidadãos Brasileiros & Interessados pelo AGUAPÉ,

    Visando Resgatar a IMAGEM & ÉTICA da ANVISA, recomenda–se, também, REVOGAR de IMEDIATO a RESOLUÇÃO sobre o USO da BABOSA (Aloe Vera) o Santo REMÉDIO 03, pois a ENTIDADE não pode RETIRAR a ALTERNATIVA SAÚDAVEL e Menos ONEROSA de CURAS de MALES / DOENÇAS de Muitos Milhões de Cidadãos Brasileiros, onde se inclui TODAS as Classes Sociais.

    A HUMANIDADE já percebeu os ABUSOS e COBRARÃO todas as MEDIDAS ÉTICAS que forem NECESSÁRIAS para promover o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Planeta TERRA, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    A ÉTICA vai ser RESGATADA ! ! ! ! ! !

    A HUMANIDADE começou a entender o que a Equipe BR do AGUAPÉ tem apresentado sobre o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUSTENTÁVEL – Estamos convictos que se SALVARÃO aqueles que Abraçam / Participam das Lutas NOBRES pela ÉTICA, UNIÃO (Soma de Esforços), AGUAPÉ – DesPoluidor das ÁGUAS, O Santo REMÉDIO 01 (MAGNÉSIO), O Santo REMÉDIO 02 (LIMÃO), O Santo REMÉDIO 03 (BABOSA), Direitos / Deveres e as OMISSÕES, COMBATE as MÁFIAS & NÃO–ÉTICOS, entre Outros TEMAS / ASPECTOS.

    Recomendamos a LEITURA da Matéria (Link abaixo) para Melhor Entender o que expomos acima.

    http://br.noticias.yahoo.com/economistas-sugerem-formas-baratas-salvar-mundo-195902690.html

    NOTA Filosófica 01: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – Dê Um Passo em sua Filosofia de VIDA, apresentando–nos as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.).

    NOTA Filosófica 02: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZES no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    [email protected] (PRINCIPAL)
    [email protected] (Alternativa NÃO–USUAL)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui