Manhuaçu começa a testar equipamentos de gravação em exames de direção

189

CIRETRAN Manhuaçu começa a testar equipamentos de gravação em exames de direção

A Circunscrição Regional de Trânsito de Manhuaçu (Ciretran) começa a testar os equipamentos de gravação nos carros os exames práticos para quem quer tirar a carteira de habilitação. Em breve, todos os exames para quem quer tirar carteira de motorista vão ser gravados e disponibilizados para análise dos candidatos e autoescolas.

O delegado Carlos Roberto Souza explica que o novo sistema de monitoramento – que foi desenvolvido em Manhuaçu – será implantando em breve, mas ainda não há prazo, devido a necessidade de padronização de rotinas e testes.

As primeiras câmeras foram instaladas e estão sendo feitos testes para verificar qualidade das imagens e áudio captados, duração de bateria, transferência de arquivos e outros mecanismos. Tudo será padronizado e depois começará a funcionar efetivamente.

Para garantir o funcionamento do sistema, ainda foi criado um software na delegacia de Manhuaçu. O SGP (Sistema de Gerenciamento de Procedimentos) vai registrar tudo o que foi feito e manterá as imagens arquivadas por até 45 dias.

 “O objetivo é deixar o exame totalmente transparente, padronizado e seguro. Essa tecnologia vai demonstrar o que aconteceu em cada exame, garantindo ao candidato e à autoescola que sejam verificados os erros para que o aluno corrija para o próximo teste”, destaca o delegado.

A medida também visa evitar dúvidas sobre o processo de habilitação, já que será totalmente público e transparente e permitirá maior controle e fiscalização. “Serão 15 dias de testes do sistema. Quando chegarmos à rotina correta, vamos fazer por escrito os procedimentos, treinar os examinadores e administradores, que são os responsáveis pela recuperação das imagens e lançamento no SGP, onde ficarão por 45 dias”, concluiu.

A Polícia Civil em Manhuaçu já haviam feito diversas alterações no processo de habilitação visando maior transparência desde a prova de legislação escrita até o exame de rua.

Entre as mudanças, envelopes lacrados com os prontuários garantem que o candidato só saiba quem é o examinador no momento da prova.

Assessoria de Comunicação – DetranMG/PCMG

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui