Brasil também deve financiar fundo do clima, diz Marina Silva

333

Ministra Dilma Rousseff rejeita participação, proposta por nações ricas.

Senadora do PV participou domingo de fórum com o ativista José Bové.

Da Agência Estado

“Acho que é uma causa tão nobre salvar o planeta”

Ao contrário do que defendeu a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a senadora Marina Silva (PV-AC) considera que os países em desenvolvimento podem colaborar com recursos para o fundo internacional de adaptação climática, que deverá ajudar principalmente os países mais pobres e vulneráveis.

Marina lembrou que o Brasil já emprestou dinheiro para o FMI

“Acho que é uma causa tão nobre salvar o planeta”, disse Marina, lembrando que o Brasil já até emprestou dinheiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Porém, ela não espera que a ajuda dos países em desenvolvimento seja equivalente à dos desenvolvidos. Segundo Marina, deve-se obedecer sempre ao princípio da “proporcionalidade”.

Ministros fazem reunião em Copenhague para negociações políticas do clima EUA reclamam de papel de grandes emergentes em rascunho da COP 15 Esboço cita corte de 15% a 30% de CO2 para país em desenvolvimento

A senadora chegou neste domingo (13) a Copenhague e participou de um evento no Klimaforum com convidados de partidos verdes do mundo. A mesa contou com o francês José Bové e a senadora australiana Christine Milne, entre outros.

É no Klimaforum que se concentram, num clima mais informal, integrantes de organizações não-governamentais (ONGs) e muitos jovens engajados. É o contraponto ao Bella Center, onde ocorrem as negociações diplomáticas oficiais.

As informações são do jornal “O Estado de S. Paulo”.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Por favor digite um comentário
Por favor digite seu nome aqui